netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

Conhecido como Pancake Day (Dia da Panqueca), este era o dia em que os britânicos gastavam os ingredientes, que tradicionalmente eram proibidos nas mesas no período da quaresma, especialmente leite, manteiga e ovos.

Assim, e como forma de aproveitarem ao máximo, antes dos sacrifícios e jejum da quaresma, nada melhor que comer panquecas.

Diz a história que em 1445, em Olney, Buckinghamshire, uma mulher estaria na sua cozinha a fazer panquecas, quando ouviu o sino da igreja que chamava a população para a confissão. Ela apressou-se a ir, usando ainda o seu avental e levando a frigideira na mão. Este acontecimento deu origem às famosas corridas, que ainda hoje acontecem um pouco por todo o Reino Unido na terça-feira de carnaval.

Nestas corridas, os participantes, usando um chapéu de cozinheiro e avental, correm ao longo de um percurso estabelecido, levando a sua frigideira com uma panqueca, que deverá ser, algumas vezes, atirada ao ar.

E foi este o desafio lançado pelas professoras Margarida Reis, Maria José Barata e Teresa Caldeira aos alunos do 2.º ciclo da escola CCB, que no dia 17 de fevereiro recriaram esta tradição. Depois de muita disputa, os vencedores foram os alunos Ashraf Muhammad, do 5.º C; Laura Camelo do 6.º C e Lara Didyk, do 5.º F.

Paralelamente à corrida, houve ainda um concurso de chapéus de cozinheiro, cujos prémios foram atribuídos às alunas Maria Leonor Freire, do 6.º B; Maria Esteves, do 6.º C e Nádia Garcia, do 5.º C.

As professoras agradecem a todos aqueles que colaboraram na organização da atividade, especialmente à professora Manuela Rua, que ajudou a confecionar as deliciosas panquecas que todos comeram no final.