O Projeto eTwinning Nuestra Casa: La Reserva de la Biosfera del Tajo-Tejo Internacional que envolveu a turma do 4ºB da Escola Básica da Senhora da Piedade e os alunos de 5º e 6º ano do Colégio Público de Cedillo, nos anos letivos 2017/2018 e 2018/2019, viu premiado o seu trabalho com selo de qualidade.

Este projeto multidisciplinar tinha como objetivo principal a elaboração de um jogo didático sobre a Reserva da Biosfera do Tejo Internacional. Os alunos tiveram que aprender inúmeros aspetos deste território, tais como, localidades, história, tradições, património artístico, natureza e economia.

Para lá da satisfação que nos proporcionou a elaboração do jogo, pudemos conviver com colegas de outra escola, visitá-los no seu país, recebê-los no nosso e ainda a divulgação deste trabalho tão motivante na revista Cáparra, revista de inovação e experiências educativas e dos centros de professores e recursos da Província de Cáceres.

Agora, o jogo vai estar disponível na biblioteca da escola para que todos possam jogar e aprender um pouco mais sobre este território, declarado pela Unesco em 2016 como reserva da biosfera.

 

Na quinta-feira, dia 6 de junho, os alunos do 4º B da Escola Básica Nossa Senhora da Piedade visitaram a Fábrica da Criatividade, uma antiga fábrica de confeção têxtil, a qual atualmente está direcionada para as diferentes áreas artísticas e performativas, teatro, dança, música, cinema, vídeo e televisão, design, artes gráficas, fotografia e arquitetura.

Para além de visitar os diferentes espaços da fábrica, os alunos realizaram a impressão de uma t-shirt. Apesar da decoração de t-shirts não ser algo de inovador, pois esta arte já tem cerca de meio século, a nossa t-shirt, estampada em serigrafia com o nome do nosso agrupamento é certamente a mais bonita.

No dia 30 de maio, um grupo de alunos chineses do Instituto Politécnico de Macau, que frequentam o 2º ano da Licenciatura em Português no Instituto Politécnico de Castelo Branco,   estiveram na Escola Nossa Senhora da Piedade onde apresentaram aos alunos do 4º. ano alguns textos de contos chineses relacionados  com algumas tradições chinesas.

Os alunos do 4º. ano apresentaram também aos alunos chineses uma obra de Nuno Valente “Bestiário Tradicional Português” dramatizando algumas personagens de monstros do imaginário português (Homem do Saco, Coca, Lobisomem, Bicho Papão, etc).  Esta atividade foi integrada no programa “Cientificamente Provável”.

O Programa “Cientificamente Provável” é promovido pelo Ministério da Educação e pela Rede de Bibliotecas Escolares, tendo a ESE apresentado o Projeto “Ocidente e Oriente: a Literatura como porta para o conhecimento entre culturas”, coordenado pela professora Natividade Pires. Este é um projeto experimental, que propõe a organização, durante o 2.º semestre letivo de 2018-2019, de vários workshops nas Bibliotecas da RBE de escolas de Castelo Branco que a ele aderiram e na Biblioteca da ESE. 

Os alunos do 3.º ano foram a Lisboa, no dia 16 de maio, visitar o Oceanário e o Pavilhão do Conhecimento.

No Oceanário, fizemos uma atividade educativa onde descobrimos os problemas dos oceanos. Devemos reduzir o plástico e reciclar. Devem pescar-se peixes com tamanho adequado. Devido às alterações climáticas alguns anfíbios estão em vias de extinção. Também vimos muitas espécies marinhas nos vários aquários.

No Pavilhão do Conhecimento visitámos duas experiências: Tcharam e Cães e Gatos.

Fizemos várias experiências, entre as quais, cama de pregos, monociclo, carro de rodas quadradas e a roda de hamster. Na exposição de Cães e Gatos ficámos a conhecer muito sobre várias raças de cães e gatos.

Tivemos, ainda, a oportunidade de visitar a Dóing, uma oficina aumentada, que relaciona a arte, ciência e engenharia. Aí fizemos programação em computadores, robôs, planadores e percursos para berlindes.

3.º A - Nossa Senhora da Piedade

Na passada terça-feira, 14 de maio,  pelas 17h alunos e encarregados de educação do 4ºB da Escola Nossa Senhora da Piedade participaram num Whorkshop de nutrição dinamizado por duas nutricionistas do Programa O Leite é booooom da Mimosa.

O Whorkshop decorreu em duas salas, uma para os encarregados de educação, onde foram transmitidos conhecimentos sobre a alimentação saudável e sugestões de como podem preparar lanches, de forma simples e saudável, além de outros temas como obesidade infantil, Roda dos Alimentos Mediterrânica, porções, intolerâncias, entre outros.  Na outra sala, estiveram os alunos onde realizaram jogos relacionados com a alimentação saudável.

Para lá da diversão foi um momento importante para os encarregados de educação esclareceram dúvidas com as nutricionistas, aprenderem mais sobre este tema e como podem contribuir para uma alimentação mais saudável.

No final da ação todos os alunos receberam uma lancheira com os diferentes tipos de leite da Mimosa.