No dia 15 de janeiro, os alunos do 1º e 3º ano da Escola Básica Nossa Senhora da Piedade foram ao Cine-Teatro Avenida assistir ao espetáculo Lições de Voo do grupo Marionetas do Porto.

Em palco, dois atores (marionetas e semi marionetas) mostraram como é possível realizar o sonho que todos os humanos têm, voar. Para isso e como diz o avô Nuno para voar não é necessário ter asas, basta estar em silêncio, escutar o vento, respirar fundo e com os olhos bem fechados lá vamos nós voar.

Uma excelente expressão corporal, emissão vocal, música e jogo de luzes. Todos gostamos muito.

 

 

NATAL mais que a comemoração do nascimento de Jesus é a época do ano em que se evocam sentimentos como o amor ao próximo, a tolerância e a solidariedade, entre outros.

Na Escola Básica da Senhora da Piedade, logo no início do mês se começou a viver intensamente esta época, com a elaboração da árvore de natal, o presépio e por fim a Festa de Natal.

Na Festa de Natal todos se divertiram com as apresentações dos companheiros, dos professores e o grande almoço partilhado.

Foi certamente um dia de grande alegria.

 

No dia 13 de dezembro, o Dr. Helder Henriques, pai da aluna Maria Leonor, disponibilizou-se para, gentilmente, apresentar uma aula de História, no âmbito do módulo de Estudo do Meio “O passado nacional”.

Assim, os alunos do 4.ºA da Escola da Sra. da Piedade tiveram oportunidade de consolidar alguns conhecimentos já abordados sobre os povos que habitaram a Península Ibérica e a formação de Portugal. Ficaram ainda a saber mais sobre alguns factos e personalidades relacionados com a história de Castelo Branco.

Estamos muito agradecidos e apostamos sempre nesta partilha de saberes dos Encarregados de Educação.

 

 

Na nossa escola o MAGUSTO  é uma velha tradição. Alunos, funcionários e professores todos se reúnem em volta de uma fogueira onde se  assam castanhas, comem-se os frutos de outono, canta-se, joga-se e enfarruscam-se todos com a cinza. É uma diversão .

Esta comemoração, que teve início em 1981 e que assinala a fundação da (FAO) Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, é na atualidade celebrada em mais de 150 países como forma de consciencializar a opinião pública sobre as questões da nutrição e alimentação.

Este ano o tema foi "Healthy Diets for a zerohunger World"  tem, como objetivo fundamental, sensibilizar para a importância de promover uma alimentação saudável e sustentável, disponível e acessível, para todos.

A nossa escola assinalou esta data com um conjunto de atividades, das quais destacamos:

- No 1º ano, leitura do livro “A aranha e eu” de Fran Alonso. Um livro com umas imagens maravilhosas, em que uma aranha percorre o corpo de uma menina. O autor através de uma linguagem delicada, algum humor e um léxico muito rico com metáforas literárias e visuais, compara cada parte do corpo a um fruto;