Os alunos do 4º B da Escola Básica da Senhora da Piedade deslocaram-se no passado dia 1 de dezembro a Cedillo, Espanha, a convite da empresa AVENTUREX participar num Encontro Escolar Transfronteiriço na Natureza, como forma de comemorar o mês da Reserva da Biosfera.

Foram recebidos pelos alunos do Centro Rural Agrupado Tajo Sever e juntos disfrutaram de um dia de convívio na natureza, Reserva do Tejo Internacional. No período da manhã os alunos realizaram jogos, dinâmicas de grupo e ateliers de meio ambiente com o objetivo de conhecer a fauna e a flora do Tejo Internacional. No período da tarde realizaram um percurso pedestre até ao Marrón del Diablo onde puderam observar o Tejo, os ninhos de cegonhas negras e de abutres bem como uma vegetação riquíssima.

No final da atividade desenharam um mural onde colocaram as emoções que esta experiência lhes proporcionou.

No passado dia 27 de novembro, a encarregada de educação, Raquel Chorão, veio à Escola Nossa Senhora da Piedade, na qualidade de especialista em Nefrologia.

Tivemos o privilégio de conhecermos mais sobre o nosso sistema Urinário. Os alunos do 3º A e do 3º B ouviram com muita atenção a apresentação que a Doutora fez, onde referiu como devemos cuidar dos rins. Tendo estes como papel principal a filtragem do sangue, alertou para o consumo adequado de água. Referiu igualmente que é o nosso cérebro que transmite a necessidade de esvaziar a bexiga. No final, os alunos tiraram as dúvidas sobre algumas doenças que podem afetar os nossos rins.

Concluímos assim que esta partilha foi muito importante para alunos.

A professora: Maria José Semedo

Apesar do Dia Mundial das Ciências se celebrar  a 24 de novembro os alunos do 4º ano da Escola Básica Nossa Senhora da Piedade festejaram-no dia 23.

A convite do CATAA/CEI, Meltagus e Câmara Municipal os alunos participaram nas atividades levadas a efeito no Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar de Castelo Branco. Com o objetivo de despertar o interesse pela ciência realizamos algumas experiências: elaboração de slime, realização de um vulcão, leite psicodélico,  a tinta invisível e por fim fomos ao laboratório sensorial onde testamos o nosso paladar com frutas desidratadas.      Adoramos provar e também fazer. Mas, não podíamos terminar o dia sem ver um apiário e provar os diferentes tipos de mel bem como utilizar o scâner 3D que encantou meninos e meninas.

Às entidades organizadoras, bem como à Santa Casa da Misericórdia que nos cedeu o transporte, o nosso muito obrigada.

 

Para assinalar o dia mundial da poupança e na sequência do Projeto  “Aprender para escolhas acertadas fazer!” as docentes das turmas do 4º ano de escolaridade da Escola Básica da Senhora da Piedade convidaram o economista João Silveira, do Montepio Geral, para uma sessão sobre “Sistemas e Produtos financeiros Básicos”.

Os temas abordados foram os meios de pagamento e sua caracterização; Contas bancárias, tipos e funcionamento;  os diferentes tipos de Empréstimos e por fim a Poupança, pois atualmente poupar deve ser uma prioridade para acautelar o futuro.

Gastar com consciência, planear gastos, economizar e traçar objetivos para uma poupança  são também atividades de criança.

Gostamos muito, e fizemos aprendizagens muito importantes.

O nosso bem haja, foi um prazer ouvi-lo.

A Escola Nossa Senhora da Piedade este ano comemorou a semana da alimentação de uma forma diferente, aderiu ao programa da Mimosa O Leite é Boooom”, um programa educativo destinado ao 1.º CEB.

O programa  incide em 4 passos:

  - O leite é um alimento natural;

  - É nutritivo;

  - É essencial na lancheira;

  - E apresenta-se numa embalagem que se deve reciclar.

Pedagogia e responsabilidade ambiental são o foco deste último passo, que serviu de base ao 1º Desafio do Programa, a construção de um coletor e que nós já fizemos e apresentamos.

Obrigada aos encarregados de educação que nos ajudaram na elaboração do trabalho e à Mimosa que nos incentivou  ao consumo de leite e a cuidar o ambiente.