No dia 23 de junho de 2022, os alunos do 4.º ano da Escola Faria Vasconcelos, a Professora Titular de Turma e a Professora de Apoio Educativo deslocaram-se, a pé, até à sede do Agrupamento - Escola Secundária Nuno Álvares, a fim de visitar o Museu de História Natural Dr. Félix José da Silva. 

A meio do caminho, os alunos puderam fazer uma pequena pausa, numa praceta da cidade, para o reforço alimentar da manhã. 

Durante a visita, os alunos observaram os animais embalsamados, alguns com mais de 100 anos e fizeram uma breve exploração, tendo um guião com perguntas, para as quais tinham de procurar a resposta. 

Os alunos e as professoras deixam um agradecimento especial ao professor Adriano pela disponibilidade mostrada para que esta visita se pudesse realizar.  

 

 

De 16 a 20 de maio assinalou-se a Semana Nacional da Agricultura na Escola Básica Senhora da Piedade.

Os alunos do 1.º B, durante esta semana, tiveram oportunidade de saber o que é a agricultura, conhecer a sua história, importância e a Política Agrícola Comum (PAC).

Na sequência das atividades, recebemos a visita da Engenheira Maria João, da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) de Castelo Branco.

Os alunos estão, agora, muito mais conscientes de que as suas escolhas alimentares são muito importantes para a sustentabilidade do Planeta.

O Roadshow do Programa Lanchinho Booom visitou a Escola Básica Nossa Senhora da Piedade.

Foi uma manhã bem divertida em que os alunos exploraram a Roda dos Alimentos na companhia das mascotes do Programa.

Obrigada à Mimosa que nos proporcionou momentos bem divertidos e atividades que nos levaram a trabalhar em parceria com as nossas famílias e Instituições.

 

Dia 19 de abril, os alunos do 1.º ano de escolaridade da Escola Senhora da Piedade iniciaram o 3.º período com uma visita à Biblioteca Municipal. Depararam-se com Jorge Serafim, um excelente contador de histórias.

Tiveram contacto com diversos livros, com formas e narrativas variadas.

Aperceberam-se que uma boa história não necessita forçosamente de imagens, mas da entoação e imaginação de quem a lê. Jorge Serafim foi brilhante, pois para além da entoação, pronúncia, expressão corporal e mímica, associou a musicalidade às histórias clássicas, adaptando-as a situações contemporâneas.

Os alunos ficaram “suspensos” nas várias histórias e divertiram-se imenso como se fossem as verdadeiras personagens.

The Cultural Diversity of Our World é um projeto eTwinning, em que o 1.ºB da Escola Básica Nossa Senhora da Piedade participa. O projeto envolve quatro países: Portugal, Turquia, Polónia e Roménia. Tem como objetivo conscientizar os alunos para a diversidade cultural do nosso mundo, apresentar-lhes a cultura do seu país e a cultura dos países envolvidos no projeto.

Cada país apresenta a sua escola, localidade e nação. Durante vinte dias os referidos países apresentam o seu artesanato, música, danças, gastronomia, roupas tradicionais e instrumentos musicais.

Os alunos terão de realizar algumas das atividades propostas, utilizando sempre as ferramentas da web2 para partilhar com os colegas:  no eTwinning live, no grupo do WhatsApp criado para o efeito e por email.