1 de Fevereiro  é o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, uma iniciativa da  LitWorld, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo permitir aos jovens de todo o mundo um maior contacto com a leitura, a escrita e a narrativa.

Os alunos da Escola Básica Nossa Senhora da Piedade quiseram festejar este dia, pois agora mais do que nunca, a leitura está no nosso dia a dia, é através dela que temos informação do mundo e de uma forma lúdica nos acompanha nestes dias tristes de confinamento. A leitura proporciona-nos evasão, permitindo “viajar”, conhecer outros mundos, outras culturas.

Hoje e todos os dias da nossa vida vamos ler muito e ler em voz alta, pois melhora a capacidade de expressão oral de quem lê e desenvolve a atenção concentração de quem ouve.

Para ouvir as leituras clique nos links:

Aluno 01         Aluno 02          Aluno 03          Aluno 04          Aluno 05         Aluno 06

Aluno 07         Aluno 08          Aluno 09         Aluno 10          Aluno 11         Aluno 12

Clique na imagem!

 

Os alunos do 1º ano da Escola Básica Nossa Senhora da Piedade visitaram a Exposição de Luísa Ferreira Nunes, Encantal, sexta-feira na Casa Amarela.

Os alunos passearam pelas diferentes salas para apreciarem as aguarelas e os desenhos de alguns dos animais e plantas da nossa região.

No final todos tiveram a oportunidade de ser artistas, e no seu pequeno livro de desenho, desenhar bonitos coelhos, linces, serpentes e outros animais.

Foi uma excelente forma dos meninos e meninas terminarem a semana.

 

 

No dia 27 de janeiro, os alunos do 3º ano cantaram as janeiras aos seus colegas de escola.

Apesar da iniciativa ser dos alunos e professores desse ano de escolaridade, os restantes elementos da escola aderiram com entusiasmo à atividade.

Foi uma diversão, pois a comunidade educativa cantou e dançou acompanhados pela concertina do professor Fernando Paussão.

No dia 21 de janeiro, três professores do Conservatório Regional de Castelo Branco estiveram na Escola Senhora da Piedade, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, para apresentar alguns instrumentos da família das cordas friccionadas.

Após a apresentação do violino, viola de arco e violoncelo tocaram a peça Pavan, peça que deu a oportunidade aos alunos de distinguir as diferenças entre estes três instrumentos.

Em seguida, cada professor expôs um pouco sobre características e particularidades do seu instrumento.  

Outra peça musical foi apresentada, sendo esta de 1602.

No final, os professores responderam às questões colocadas pelos alunos.

Agora, todos ansiamos pelas férias da Páscoa para podermos ir ao Conservatório experimentar os diferentes instrumentos.