netGIAE

 

 

 

Os alunos do 1º ano da Escola Básica Nossa Senhora da Piedade visitaram a Exposição de Luísa Ferreira Nunes, Encantal, sexta-feira na Casa Amarela.

Os alunos passearam pelas diferentes salas para apreciarem as aguarelas e os desenhos de alguns dos animais e plantas da nossa região.

No final todos tiveram a oportunidade de ser artistas, e no seu pequeno livro de desenho, desenhar bonitos coelhos, linces, serpentes e outros animais.

Foi uma excelente forma dos meninos e meninas terminarem a semana.

 

 

No dia 27 de janeiro, os alunos do 3º ano cantaram as janeiras aos seus colegas de escola.

Apesar da iniciativa ser dos alunos e professores desse ano de escolaridade, os restantes elementos da escola aderiram com entusiasmo à atividade.

Foi uma diversão, pois a comunidade educativa cantou e dançou acompanhados pela concertina do professor Fernando Paussão.

No dia 21 de janeiro, três professores do Conservatório Regional de Castelo Branco estiveram na Escola Senhora da Piedade, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, para apresentar alguns instrumentos da família das cordas friccionadas.

Após a apresentação do violino, viola de arco e violoncelo tocaram a peça Pavan, peça que deu a oportunidade aos alunos de distinguir as diferenças entre estes três instrumentos.

Em seguida, cada professor expôs um pouco sobre características e particularidades do seu instrumento.  

Outra peça musical foi apresentada, sendo esta de 1602.

No final, os professores responderam às questões colocadas pelos alunos.

Agora, todos ansiamos pelas férias da Páscoa para podermos ir ao Conservatório experimentar os diferentes instrumentos.

 

No dia 15 de janeiro, os alunos do 1º e 3º ano da Escola Básica Nossa Senhora da Piedade foram ao Cine-Teatro Avenida assistir ao espetáculo Lições de Voo do grupo Marionetas do Porto.

Em palco, dois atores (marionetas e semi marionetas) mostraram como é possível realizar o sonho que todos os humanos têm, voar. Para isso e como diz o avô Nuno para voar não é necessário ter asas, basta estar em silêncio, escutar o vento, respirar fundo e com os olhos bem fechados lá vamos nós voar.

Uma excelente expressão corporal, emissão vocal, música e jogo de luzes. Todos gostamos muito.

 

 

NATAL mais que a comemoração do nascimento de Jesus é a época do ano em que se evocam sentimentos como o amor ao próximo, a tolerância e a solidariedade, entre outros.

Na Escola Básica da Senhora da Piedade, logo no início do mês se começou a viver intensamente esta época, com a elaboração da árvore de natal, o presépio e por fim a Festa de Natal.

Na Festa de Natal todos se divertiram com as apresentações dos companheiros, dos professores e o grande almoço partilhado.

Foi certamente um dia de grande alegria.