O Roadshow do Programa Lanchinho Booom visitou a Escola Básica Nossa Senhora da Piedade.

Foi uma manhã bem divertida em que os alunos exploraram a Roda dos Alimentos na companhia das mascotes do Programa.

Obrigada à Mimosa que nos proporcionou momentos bem divertidos e atividades que nos levaram a trabalhar em parceria com as nossas famílias e Instituições.

 

Dia 19 de abril, os alunos do 1.º ano de escolaridade da Escola Senhora da Piedade iniciaram o 3.º período com uma visita à Biblioteca Municipal. Depararam-se com Jorge Serafim, um excelente contador de histórias.

Tiveram contacto com diversos livros, com formas e narrativas variadas.

Aperceberam-se que uma boa história não necessita forçosamente de imagens, mas da entoação e imaginação de quem a lê. Jorge Serafim foi brilhante, pois para além da entoação, pronúncia, expressão corporal e mímica, associou a musicalidade às histórias clássicas, adaptando-as a situações contemporâneas.

Os alunos ficaram “suspensos” nas várias histórias e divertiram-se imenso como se fossem as verdadeiras personagens.

The Cultural Diversity of Our World é um projeto eTwinning, em que o 1.ºB da Escola Básica Nossa Senhora da Piedade participa. O projeto envolve quatro países: Portugal, Turquia, Polónia e Roménia. Tem como objetivo conscientizar os alunos para a diversidade cultural do nosso mundo, apresentar-lhes a cultura do seu país e a cultura dos países envolvidos no projeto.

Cada país apresenta a sua escola, localidade e nação. Durante vinte dias os referidos países apresentam o seu artesanato, música, danças, gastronomia, roupas tradicionais e instrumentos musicais.

Os alunos terão de realizar algumas das atividades propostas, utilizando sempre as ferramentas da web2 para partilhar com os colegas:  no eTwinning live, no grupo do WhatsApp criado para o efeito e por email.

No dia 25 de fevereiro, os alunos do 3.º ano de escolaridade, da Escola Senhora da Piedade, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares deslocaram-se ao Jardim do Paço Episcopal. Este é um espaço emblemático da cidade e ímpar a nível nacional.

No âmbito desta visita abordaram-se variadíssimos conteúdos programáticos: passado histórico da cidade, mas também do país, ao contactarem com as estátuas representativas dos nossos reis.

No âmbito da área da matemática, as simetrias (fachada do fontanário), medidas de comprimento, entre outras. No Estudo do Meio, a alusão aos vários continentes, as estações e meses do ano e analogia aos signos do zodíaco e os elementos da Terra.

Explanou-se um pouco os valores éticos, estando estes representados pela justiça, lisura, perseverança…

Mas o gáudio dos alunos foi interagir com a água dos lagos existentes, os quais representam as cinco chagas de Cristo, conhecer o tanque grande e sobretudo os jogos de água, identificado por “giochi”, únicos no País e que surpreendem os passeantes distraídos.

Fica a certeza que estas crianças terão mais orgulho pelo seu património local, em divulgá-lo e preservá-lo.

No dia 24 de fevereiro, os alunos do 1.º A, da Escola Senhora da Piedade, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares deslocaram-se à Biblioteca Municipal de Castelo Branco, para assistirem a uma peça de teatro intitulada “A girafa que comia estrelas” pelo grupo AtrapalhArte.

Alunos e docentes divertiram-se imenso, devido à Arte de contar uma história com algumas Atrapalhações.

A Arte também de acrescentar à história conteúdos pedagógicos como a reciclagem, a preservação da natureza, o ciclo da água, a problemática das secas, bem como outras problemáticas que a sociedade atual atravessa, como:  o consumismo e a sátira à aquisição de bens estrangeiros; uma classe profissional envelhecida, sobretudo a classe docente. Tudo isto bem musicado e envolvido com uma boa dose de humor.

Assim, a girafa comia nuvens que  sabiam a pêssego e os alunos aprenderam vários conteúdos programáticos envolvidos no doce da boa disposição.