A festa da francofonia é um evento a nível mundial que visa a promoção e o reconhecimento da língua francesa e das culturas francófonas. A Escola Básica António Sena Faria de Vasconcelos associou-se também a esta efeméride e, com a organização da professora Célia Gonçalves, os alunos envolveram-se em diversas atividades: exposição de trabalhos sobre alguns países da francofonia, bandeiras de países francófonos, projeção de filmes franceses. As atividades envolveram os alunos do 1º ao 3º ciclo, tendo todos sido convidados a elaborar um enorme mural com imagens relacionadas com a França.

Paralelamente à exposição de trabalhos, os alunos irão assistir à projeção dos filmes: “Asterix e os Vikings” (1º ciclo); “Asterix ao serviço de Sua Majestade” (2º ciclo) e “A Gaiola Dourada” (3º ciclo).

Esta atividade resultou também da interdisciplinaridade entre as disciplinas de Francês, Geografia e Educação Visual, quer na elaboração dos cartazes, quer na criação de uma maquete da Torre Eiffel e das figuras emblemáticas de Obelix e Asterix.

Um dos pontos altos deste evento é o menu de que todos podem usufruir na cantina escolar desta escola e das restantes escolas do Agrupamento Nuno Álvares, elaborado com receitas francesas.

Desta forma, pretendeu-se contribuir para o desenvolvimento de competências, através da promoção de valores para um mundo mais solidário, unido pela língua francesa (220 milhões de falantes) e pela diversidade das suas culturas.