A Escola Cidade de Castelo Branco, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, tem exposta uma Tabela Periódica, com cerca de 9,5 metros quadrados, elaborada como se se tratasse de uma manta de retalhos de trapos.

 A Tabela Periódica foi exposta no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, uma resolução das Nações Unidas e da UNESCO para celebrar a criação de uma das ferramentas mais importantes na história da ciência.

 A Tabela Periódica tem o comprimento de 3,45 metros e 2,75 metros de altura, tendo sido numa primeira fase elaborada pelos alunos e de ciências físico-química de 2009, e este ano restaurada e atualizada pelos estudantes e professoras do Clube de Ciências.

 

Comemorou-se na Escola Cidade de Castelo Branco, de 13 a 20 novembro, a Semana Internacional dedicada à Geografia e aos Sistemas de Informação Geográfica, cujo objetivo é demonstrar as aplicações práticas dos conhecimentos geográficos que fazem a diferença na nossa sociedade e mostrar como a linguagem geográfica é utilizada em objetos do nosso quotidiano. Isto pode observar-se numa exposição patente no átrio principal da escola durante esta Semana da Consciência Geográfica. 

O GIS Day que pretende evidenciar a aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica, foi também assinalado, através de apresentações em vídeo, no LCD do átrio principal e exploradas nas aulas de Geografia e de outras disciplinas. 

Como sempre, o evento foi registado, no site oficial do GisDay e pode ser acompanhado em http://www.gisday.com/

 

 

 

O dia de S. Martinho foi comemorado com castanhas e boa disposição na Escola Cidade de Castelo Branco. A atividade envolveu todos os alunos do 1º ciclo que, alegremente, esperaram que as castanhas chegassem aos seus cartuchos.

Foi dia de cantar, jogar e de manter franco convívio entre as crianças, para além de se cumprir a tradição: “O dia de S. Martinho é um dia e mais um bocadinho.”

No dia 11 de novembro, comemora-se, no Japão, o Dia do Origami, embora também seja celebrado noutros países. Nos EUA, por exemplo, a comemoração chama-se World Origami’s Days e começa no dia 24 de outubro, em homenagem ao aniversário de Lillian Oppenheimer (1898-1992), fundadora do primeiro grupo de origami, nos EUA, e termina no dia 11 de novembro que é, oficialmente, o Dia Mundial do Origami.

Com o intuito de comemorar esta data e praticar esta arte tradicional e secular japonesa, duas turmas de 8º Ano, da EB Cidade de Castelo Branco, deitaram mãos à obra e, guiados pelas sábias explicações da Drª Beatriz Quelhas, criaram vários modelos de origami, de inspiração natalícia. Foi um exercício, não só de destreza manual, mas também de paciência e resiliência, até se conseguir alcançar o resultado pretendido, tendo os jovens origamistas mostrado um grande entusiasmo e empenho na elaboração dos modelos.

Somos alunos do 8.º ano da Escola Cidade de Castelo Branco e aceitámos o desafio, que nos lançou o professor de Cidadania e Desenvolvimento, de participar no peditório anual da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no fim de semana de 1, 2 e 3 de Novembro.

Pedimos em vários locais da cidade, sozinhos ou com outro colega, mas sempre com a supervisão de familiares. Andámos pelo Amieiro, no Alto da Carapalha, à porta da Igreja dos Fradinhos, no Continente, no Fórum e no Alegro.

As pessoas foram simpáticas connosco e contribuíram com o dinheiro que quiseram dar. Foi uma experiência muito interessante e vamos repeti-la no peditório do Banco Alimentar, em dezembro.