Através do lema “Matemática para todos”, o concurso de matemática PANGEA quer unir estudantes de diferentes locais, estratos sociais e níveis de ensino, e torná-los entusiastas da matemática.

Este Concurso é organizado em outros onze países europeus: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Hungria, Itália, Polónia, República Checa e Suíça.

O objetivo principal é espalhar o entusiasmo pela matemática. A mensagem é: “O receio da matemática não tem fundamento. Todos podem ser bem-sucedidos.”

Os alunos Matilde Esteves e Guilherme Rato do 6º B, Escola Cidade de Castelo Branco, foram dois dos 100 alunos apurados da 1ª fase do concurso e participaram na grande final nacional, realizada a 11 de junho de 2021.

 

No Natal passado, a turma do 4.ºA participou no concurso de Presépios de Natal.

Com muito trabalho e interesse, o 4.ºA foi a turma vencedora.

Com os alunos a trabalhar e os pais a ajudar, fizemos um presépio muito bonito.

Dedicámos-lhe muito empenho e arte e deu um bom resultado. Ficámos muito contentes e garantimos 661 pontos.

Muitos presépios foram publicados num site bem organizado. Foram muitas as pessoas que votaram.

Parabéns à Câmara Municipal por ter uma iniciativa que a todos interessou e promoveu o nosso concelho.

Obrigado pelo prémio que agora recebemos - vales de compras na livraria Bertrand.

 

Simão Fazenda, 4.º A

No dia 22 de junho os alunos do 7º B, C, D da Escola CCB realizaram uma atividade de Geocaching no Parque do Barrocal.

Os alunos ao longo do ano prepararam um conjunto de questões e atividades, nas disciplinas de Geografia, História, Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Inglês, Espanhol, Português e Educação Física, que culminaram com a preparação de um conjunto de rotas desenvolvidas na aplicação "Actionbound".

Estas rotas permitiram aos alunos fazer um conjunto de percursos pelo parque, recolhendo respostas para os desafios que lhes iam sendo colocados. 

A atividade permitiu aos alunos explorarem o Parque do Barrocal testando os seus conhecimentos, bem como as suas capacidades físicas e técnicas, reconhecendo o valor natural e patrimonial deste geossítio, classificado pela UNESCO. 

 

Professora Teresa Fonseca

Realizaram-se nos meses de maio e junho duas palestras sobre as temáticas: "Cidades Inteligentes - Município de Castelo Branco" e "Diversidade Cultural - a realidade do Município de Castelo Branco - o contributo da Associação Amato Lusitano".

Para o efeito, os alunos prepararam um conjunto de questões para os palestrantes em ambiente "Padlet" e os palestrantes gravaram a sua comunicação respondendo aos alunos. 

Os alunos responsáveis pela preparação das questões foram as turmas 8ºA-CCB e 8ºB-CCB.

A atividade foi um momento enriquecedor do ponto de vista da transferência dos conhecimentos letivos para o campo prático.

 

Professora Teresa Fonseca

Uma pesquisa comprovou o que Carl Sagan já falava há algum tempo: os humanos, realmente, são feitos de pó de estrela. Depois de analisar 1500 estrelas, astrónomos chegaram à conclusão de que tanto os seres humanos quanto os astros brilhantes possuem 97% do mesmo tipo de átomos, ou seja… somos Todos iguais. 

As turmas do 8º A e 8º C da Escola Cidade Castelo Branco, realizaram trabalhos no âmbito do DAC (Domínio de Autonomia Curricular), com o tema: “Todos Somos Pó de Estrelas”. Como objetivo geral, pretendia-se que os alunos tomassem consciência de que somos Todos diferentes e, no final, Todos iguais…Pó de Estrelas! 

Nas aulas de História, Ciências-Físico-Química, Educação Visual e Complemento à Educação Artística, os alunos debateram o tema e realizaram trabalhos. Os trabalhos foram elaborados recorrendo à criatividade, espírito crítico, imaginação e muita dedicação, utilizando técnicas diversificadas como pintura com tintas acrílicas em tela e cartolina, recorte e colagem. Estes, estiveram expostos no átrio do bloco B da Escola Cidade de Castelo Branco.

E, “como uma imagem vale mais que mil palavras”, aqui fica o registo fotográfico pelo “olhar” dos alunos do 8ºA.

Alda Sanches, Rosa Maria Ribeiro e Maria de Lurdes Castiço