O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF)12.10 NA Gabinete de Apoio ao Aluno e a Família visa criar uma resposta especializada/direcionada para as problemáticas socioeducativas dos alunos e das famílias.

Este gabinete pretende contribuir para o crescimento harmonioso e global das crianças e jovens, promovendo um ambiente mais humanizado e facilitador da integração social, bem como constituir-se como um observatório da vida na escola, detetando as problemáticas que afetam os alunos, as famílias e a comunidade escolar, propondo-se refletir sobre as mesmas de modo a planear a intervenção que melhor se adeque.

 

É um espaço de exteriorização de conflito/afetos/emoções pessoais, relacionais, emocionais e familiares que garante a total confidencialidade aos alunos e às suas famílias, com vista a um apoio mais abrangente mas ao mesmo tempo mais individualizado. Pretende promover a sensibilização, diagnóstico, encaminhamento e acompanhamento de crianças, adolescentes, jovens e respetivas famílias, com percursos sociais e psicopedagógicos de risco.

Tem como principal objetivo intervir nos problemas de indisciplina em meio escolar, apoiando a mediação de conflitos e a gestão de comportamentos e emoções. Sustenta a sua ação no acompanhamento individualizado e em grupo, em contexto sócio-educativo, e no desenvolvimento de acções de promoção de competências pessoais e interrelacionais.

Objectivos do GAAF

• Promover condições psico-socio-emocionais que contribuam para a consolidação do sucesso escolar do/a aluno/a.

• Prevenir o absentismo e o abandono escolar.

• Prevenir situações de risco.

• Estabelecer estratégias de intervenção de combate à exclusão social dos alunos e famílias.

• Promover a participação activa das famílias na vida escolar dos seus educandos.