netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

TEIP - TERRITÓRIOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA

 

 

No dia 3 de outubro, os alunos do 12.º TAS, acompanhados pelas professoras Anabela Valente e Graça Ventura, participaram numa visita de estudo temática a Lisboa, com o intuito de contactar com os espaços percorridos e frequentados pelo poeta Fernando Pessoa. Esta atividade teve como grande objetivo aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre a vida e a obra deste poeta, que está a ser estudado no módulo 7 da disciplina de Português.

No período da manhã, realizou-se a visita à Casa Fernando Pessoa, onde se mergulhou no universo múltiplo desta figura ímpar da literatura portuguesa. Este é um espaço cultural, que se situa em Campo de Ourique, no prédio em que Fernando Pessoa viveu, entre 1920 e 1935, sendo a sua última morada.

Durante toda a visita, e através das informações fornecidas pelo guia Ricardo Nunes, rapidamente se percebeu o impacto da criação poética de Fernando Pessoa na génese do Modernismo, tal como a relevância do papel do poeta no contexto da identidade cultural nacional. Para além do contributo para a literatura portuguesa, Pessoa sempre se mostrou ativo na sociedade no que diz respeito às vertentes crítica e política. Foi ainda possível observar vários objetos pertencentes ao autor que possibilitaram retirar conclusões sobre os seus temas favoritos e o perfil do eu poético.

Após o almoço, os alunos participaram no Percurso Pessoano guiado, que se iniciou no Largo de São Carlos e terminou no Terreiro do Paço, após terem passado pelos celebérrimos cafés A Brasileira e Martinho da Arcada, entre outros espaços emblemáticos a nível pessoal e profissional de Pessoa.

E porque «Tudo vale a pena/ Se a alma não é pequena», acreditamos ter sido esta uma das muitas visitas de estudo que incutiu nos nossos alunos o que os versos de Fernando Pessoa professam «Sê todo em cada coisa. Põe quanto és/ No mínimo que fazes.».