netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Workshop Sensibiliza Estudantes do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco

No passado dia 6 de fevereiro, as instalações da escola do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco foram palco de um evento de formação e consciencialização dos reclusos para os perigos e medidas de proteção na internet. Sob o título "Cibersegurança para a Reinserção na Vida Ativa", o workshop foi dinamizado pela professora Ângela Oliveira, docente da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco.

A iniciativa, que pretendeu celebrar o Dia da Internet Mais Segura, abordou diversos temas relevantes através da apresentação de cenários realistas, visando alertar os participantes para os riscos presentes no mundo digital e promover uma utilização segura da tecnologia. Entre outros assuntos discutidos, destacam-se:

- Excesso de Compartilhamento de Informações em Redes Sociais: Foi salientada a importância de evitar divulgar detalhes pessoais excessivos nas redes sociais, visto que tal pode tornar os utilizadores em alvos potenciais de ataques de engenharia social.

- Fraude de Cartão de Crédito: Os participantes foram orientados para estarem atentos a transações suspeitas nos seus extratos bancários online, uma vez que estas podem indicar possíveis fraudes com os seus cartões de crédito.

- Perda de Dispositivo com Dados Sensíveis: A possibilidade de perder um dispositivo móvel contendo informações pessoais sensíveis foi discutida, ressaltando a importância de manter os dispositivos bloqueados e adotar medidas de segurança adicionais.

- Phishing nas Redes Sociais: Foi dado o alerta para o risco de receber mensagens fraudulentas nas redes sociais, solicitando informações pessoais sob falsos pretextos.

- Phishing por Chamada Telefónica: Os participantes foram informados sobre a prática de phishing por meio de chamadas telefónicas, destacando a importância de nunca divulgar informações pessoais a desconhecidos, por telefone.

- Utilização de Wi-Fi Público Inseguro no Café Local: Foi abordado o perigo de se conectar a redes Wi-Fi públicas não seguras, expondo os dados pessoais a possíveis ataques cibernéticos.

O workshop proporcionou aos participantes uma oportunidade valiosa de adquirir conhecimentos essenciais para se protegerem no mundo digital, contribuindo, assim, para a sua preparação para a reintegração na sociedade. Através da sensibilização e educação em cibersegurança, espera-se que os reclusos possam fazer escolhas mais seguras online, facilitando o seu processo de reinserção na vida ativa.

Esta iniciativa demonstra o compromisso da comunidade educativa em promover a segurança e a resiliência digital entre os indivíduos em fase de reinserção social, reconhecendo a importância da cibersegurança como uma competência fundamental na sociedade contemporânea.