netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

O Governador do Banco de Portugal, Professor Mário Centeno, deu uma aula sobre literacia financeira na Biblioteca Egas Moniz da Escola Secundária Nuno Álvares (Agrupamento de Escolas Nuno Álvares).

Preço. Inflação. Estabilidade económica. Taxas de juro. Política monetária. Estes foram alguns dos temas abordados pelo Governador do Banco de Portugal numa aula aberta aos alunos da Escola Secundária Nuno Álvares.

Com a naturalidade e sabedoria de um Professor, o Governador procurou explicar de forma simples e precisa conceitos de economia aos alunos das diversas áreas de estudos que encheram a Biblioteca Egas Moniz, sala de visitas do Agrupamento Nuno Álvares, nas palavras do Diretor do Agrupamento, que apresentou o orador e partilhou a mesa com o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Numa linguagem acessível, explicou diversos conceitos fundamentais de política monetária, como o controlo e a estabilidade do “preço” e os alunos ficaram a saber quais os fatores que contribuíram para a subida das taxas de juro no último ano e o impacto da inflação na economia e na vida das pessoas. Explicou, também, o papel dos Bancos Centrais, do Banco Central Europeu e do Banco de Portugal enquanto controladores do nível de preços da economia.

Durante os cerca de 90 minutos dedicados à aula, o Governador ainda teve tempo para responder às questões pertinentes colocadas pelos alunos, nomeadamente sobre a hipótese de a inflação voltar a subir, sobre a hipotética desaceleração da economia ou a questões de índole mais pessoal, como a garantia da sua independência no Banco de Portugal após ter sido ministro das Finanças ou sobre as suas opções académicas. A todas respondeu de forma esclarecedora, acentuando a relação entre o comprometimento com o saber técnico e a independência de pensamento.

A terminar, deixou um desafio aos alunos para procurarem a sua sorte: o encontro entre a competência e o aproveitar de oportunidades, relembrando que a educação (ao estudar, cada aluno investe no seu futuro) é um pilar estruturante do crescimento de qualquer economia.