netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

Os alunos do 9.º ano e do ensino secundário que frequentam a disciplina de Espanhol no Agrupamento Nuno Álvares deslocaram-se a Madrid e Toledo, nos dias 7 e 8 de março, para visitar alguns dos locais mais emblemáticos destas duas cidades e contactar com a língua, a cultura e alguns costumes do país vizinho.

Iniciaram a visita a Madrid no Santiago Bernabéu, estádio que ficará para sempre ligado ao futebol luso, não só devido aos jogadores portugueses que aí têm atuado, mas também ao facto de, na sua inauguração, o Real Madrid ter defrontado o Belenenses, corria o ano de 1947. No Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, apreciaram uma importante coleção de arte, que abarca o período compreendido entre o fim do século XIX e a atualidade, com especial destaque para “Guernica” de Plablo Picasso, uma das obras fundamentais no espólio do museu. Seguiu-se o Museu do Prado, pinacoteca madrilena que possuiu a coleção de pintura espanhola mais completa do século XI ao XVIII, bem como as obras principais de grandes pintores de importância universal, como El Greco, Velázquez, Goya, Tiziano, El Bosco, Van Dyck ou Rembrand. No dia seguinte, percorreram a pé alguns locais do centro nevrálgico da capital espanhola, cidade cosmopolita que combina as infraestruturas modernas e a sua condição de centro económico, financeiro e administrativo com um imenso património cultural e artístico, herança de séculos de história.

Em Toledo, apreciaram o centro histórico, declarado Património da Humanidade pela UNESCO, que conserva o seu traçado medieval, com ruas estreitas e um acervo monumental impressionante e muito vivo, não só por dentro como também no seu exterior. Visitaram mais pormenorizadamente a Catedral, um excelente modelo do gótico espanhol, bem como o Alcázar e o Museu do Exército, localizados na colina mais alta da cidade, que espelha a sua beleza das águas do rio Tejo.

Esta atividade, inserida no Plano Anual de Atividades, teve a particularidade de abranger mais de uma centena de alunos, provenientes de três escolas que compõem o Agrupamento: Nuno Álvares, Cidade de Castelo Branco e Faria de Vasconcelos.