netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 
 
 
O desporto tem um papel fundamental na promoção da inclusão social, especialmente no contexto escolar. A escola deve ser um ambiente onde todas as formas de diversidade são destacadas, contribuindo para a formação integral dos alunos.
 
A introdução de novas modalidades desportivas pode enriquecer o ambiente escolar de várias formas. O Cricket, sendo a segunda modalidade com mais praticantes no mundo, apresenta-se como uma excelente estratégia para alcançar a inclusão social.
 
Dinamizaram-se sessões para desenvolvimento e conhecimento da modalidade.
O desporto e o seu potencial tranformador e facilitador da inclusão social na comunidade escolar e local. 
Partilha de experiências e culturas aumentando a consciencialização e aceitação das diferenças.
Criação de parcerias por forma a promover a saúde e bem-estar, através da prática desportiva regular.
 
Como parte destas iniciativas, destacamos que no dia 28 de maio, realizou-se o primeiro jogo entre turmas na Escola Secundária Quinta das Palmeiras (ESQP). Já no dia 29 de maio de 2024, ocorreu o primeiro jogo entre escolas do distrito de Castelo Branco, com o Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco (AENACB) a receber o Agrupamento de Escolas do Fundão (AEF), com a participação especial do jogador profissional Amninder Singh.
 
É essencial continuar a promover iniciativas que utilizem o desporto como ferramenta de inclusão e desenvolvimento integral dos alunos. Através do Cricket e de outras modalidades desportivas, podemos criar um ambiente escolar mais inclusivo e saudável.
 
Agradecemos ao Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco, Agrupamento de Escolas do Fundão, Escola Secundária Quinta das Palmeiras e respectivos grupos de Educação Física, assim como às entidades que apoiaram o evento, como a Federação Portuguesa de Crickek, Social Innovation Sports, Positive Benefits, IN Fundão Community, Centro de Formação do CNAPEF, APEF Castelo Branco.
 
#AENACBvsAEFeESQP #CricketDesportoInclusaoSocial #PartilhaComunidade #DesportoeSaúde