netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

 

No dia 4 de fevereiro, realizou-se a “Caminhada dos Invasores”, no âmbito do Clube de Desporto Escolar do grupo-equipa de Comunidades, orientado pelas professoras Alexandra Costa e Andreia Mateus.

Esta atividade contou com a participação de mais de cinquenta elementos da comunidade escolar, entre professores, assistentes operacionais, assistentes técnicos, alunos e encarregados de educação das diferentes escolas do Agrupamento.

O percurso, com uma distância de aproximadamente 9,6 km, consistiu na realização de uma caminhada pela Rota das Invasões, em Vila Velha de Ródão.

Nesta, foi possível percorrer parte da Serra das Talhadas, observar os locais onde anteriormente estiveram edificadas algumas fortificações (tipo bateria, destinadas a controlar as vias de comunicação, recorrendo a artilharia), visitar o castelo do Rei Wamba, desfrutar da deslumbrante paisagem criada pelo rio Tejo e pelas cristas quártzicas das Portas de Rodão. Foi ainda possível apreciar a avifauna deste local, nomeadamente a vasta colónia de grifos que nidificam nas cristas rochosas, e que graciosamente planavam sobre os caminhantes.

No final, realizou-se um almoço convívio no restaurante “Vila Portuguesa”, a bordo do barco, no cais fluvial de Vila Velha de Ródão.

Para os participantes que se deslocaram de comboio para este percurso pedestre foi ainda possível, contemplar a bela paisagem da linha da Beira Baixa.