netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Contar histórias é uma coisa tão especial que Cristina Taquelim viajou muitas horas de Lagos a Castelo Branco só para encantar os alunos do 6.º ano, da Escola Cidade de Castelo Branco e, da parte da tarde, os alunos do 4º ano da EB Senhora da Piedade. A contadora de histórias, acompanhada pela Cláudia Cravo, da Biblioteca Municipal de Castelo Branco, esteve connosco, no dia 4 de novembro, no âmbito do programa Interreg Espanha-Portugal, um projeto que visa proporcionar oportunidades para criar conhecimento em cooperação, projeto co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

São precisas muitas horas de histórias, ouvidas e contadas, para “fazer um contador de histórias” e Cristina Taquelim aprendeu-as com os mais velhos, verdadeiras enciclopédias das tradições orais.

Das quatro histórias que contou, a uma assistência atenta e participativa, destacamos a do Rei Artur e do seu Cavaleiro Percival. Numa caçada, ao perseguirem um veado, este transformou-se num cavaleiro reluzente, que tombou Artur por terra. Mas poupou-lhe a vida, a troco da resposta à seguinte pergunta: “ O que é que uma mulher quer mais do que tudo na vida?” Valeu-lhe a ajuda de Percival para salvar a vida e o reino.

E qual é a resposta? Ouçam-na da boca de Cristina Taquelim, se, por acaso, a encontrarem por aí, ou sejam como Percival e descubram por vós próprios.