netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento Nuno Álvares Concurso Leitura NA 02dinamizaram o Concurso Nacional de Leitura, cujo objetivo central é estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Na 1º fase deste concurso, a nível escolar, participaram 250 alunos na ESNA, 140 na CCB e na 28 na FV, que compareceram à prova escrita, realizada na 2ª semana do 1º período em todo o Agrupamento, após a leitura das seguintes obras de referência: O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner; O Rapaz do Pijama às Riscas, de John Boyne; A Pérola, de John Steinbeck; Quem me dera ser onda, de Manuel Rui; O Mandarim, de Eça de Queirós.

No dia 1 de dezembro de 2015, pelas 10:20 horas,NA BE-restauracao-independencia3 realizou-se na Biblioteca Egas Moniz, da Escola Nuno Álvares, uma pequena palestra dada por dois alunos do 11º ano aos alunos de 8º ano, no âmbito das comemorações dos 375 anos da União Ibérica e a Restauração da Independência.

O dia 1 de dezembro de 1640 foi um dia muito importante para Portugal, pois quarenta fidalgos dirigiram-se ao Paço da Ribeira e aclamaram D. João, Duque de Bragança, como rei de Portugal, com o título de D. João IV. A Restauração da Independência foi o resultado de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa que não estava satisfeita com a união entre Portugal e Espanha, pois essa união originou problemas ao povo português, como o aumento dos impostos e o envolvimento nos conflitos de Espanha.

Na sequência da sua avaliação no ano letivo transato,Literacias Digitais 1 a biblioteca escolar planificou ações de formação no âmbito das literacias digitais, para alunos e professores, com o objetivo de desenvolver conhecimento sobre elaboração de trabalhos em processador de texto (Word), apresentação em Powerpoint, utiliza do programa Excel e construção de cartazes.

Para cumprir este objetivo, a professora bibliotecária convidou docentes da Escola Superior de Tecnologia, que se disponibilizaram de imediato a realizar, ainda no 1º período, duas sessões para os alunos do 10º TAS e 11º TAS.

A professora Ana Paula Neves Ferreira da Silva, que leciona na área de Programação, Algoritmos e Desenvolvimento de Software e o professor Filipe Miguel Bispo Fidalgo, que leciona na área de Sistemas de Informação, após uma breve apresentação teórica das funcionalidades do Word para trabalho académico, forneceram um guião aos alunos que auxiliou na construção hipotética de um trabalho escrito, exercício prático da sessão.

No âmbito da realização do Bibliopaper anual, proposto pela Professora Bibliotecária, Maria da Saúde Machado,NA Bibliopaper novembro às turmas dos alunos recém-chegados à ESNA, os alunos do 7.º B pronunciaram-se acerca do papel das bibliotecas no desenvolvimento da criança/jovem e sobre a leitura como ocupação dos tempos livres.

Gonçalo Martinho: "A Biblioteca é um local sagrado, cheio de informação e de livros de grandes autores. Estes livros podem ser de vários géneros, como: aventuras, contos, histórias verídicas, etc. Na minha opinião, a Biblioteca é uma cidade de folhas escritas com imaginação e um pingo de ternura, terror, amizade e muitas mais emoções.Ela é um espaço ao serviço de todas as idades, de uma forma didática, pois não são só as crianças e os jovens que nela aprendem mas também todas as pessoas, todos os dias, podem aprender algo novo.Felizmente, existem muitas bibliotecas no mundo para todos disfrutarem dos seus pertences. Pessoalmente, recomendo a Biblioteca a todas as pessoas do mundo!"

A Biblioteca Escolar desenvolveu atividades com os alunos de 8º ano,Saber mais 01 em articulação com TIC, no âmbito das literacias da informação, no sentido de preparar para a correta elaboração de trabalhos de pesquisa. Foram abordados os seis passos essenciais à realização de um trabalho:

1. Definição da tarefa;

2. Estratégias para procurar a informação;

3. Localização e formas de acesso;

4. Uso da informação;

5. Produtos (como posso mostrar os resultados?)

6. Avaliação.

Espera-se que, com esta atividade, os alunos compreendam a importância que os trabalhos de pesquisa podem ter na sua formação, quando devidamente preparados e realizados.

Subcategorias