No dia 25 de fevereiro, os alunos do 3.º ano de escolaridade, da Escola Senhora da Piedade, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares deslocaram-se ao Jardim do Paço Episcopal. Este é um espaço emblemático da cidade e ímpar a nível nacional.
No âmbito desta visita abordaram-se variadíssimos conteúdos programáticos: passado histórico da cidade, mas também do país, ao contactarem com as estátuas representativas dos nossos reis.
No âmbito da área da matemática, as simetrias (fachada do fontanário), medidas de comprimento, entre outras. No Estudo do Meio, a alusão aos vários continentes, as estações e meses do ano e analogia aos signos do zodíaco e os elementos da Terra.
Explanou-se um pouco os valores éticos, estando estes representados pela justiça, lisura, perseverança…
Mas o gáudio dos alunos foi interagir com a água dos lagos existentes, os quais representam as cinco chagas de Cristo, conhecer o tanque grande e sobretudo os jogos de água, identificado por “giochi”, únicos no País e que surpreendem os passeantes distraídos.
Fica a certeza que estas crianças terão mais orgulho pelo seu património local, em divulgá-lo e preservá-lo.
No dia 24 de fevereiro, os alunos do 1.º A, da Escola Senhora da Piedade, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares deslocaram-se à Biblioteca Municipal de Castelo Branco, para assistirem a uma peça de teatro intitulada “A girafa que comia estrelas” pelo grupo AtrapalhArte.
Alunos e docentes divertiram-se imenso, devido à Arte de contar uma história com algumas Atrapalhações.
A Arte também de acrescentar à história conteúdos pedagógicos como a reciclagem, a preservação da natureza, o ciclo da água, a problemática das secas, bem como outras problemáticas que a sociedade atual atravessa, como: o consumismo e a sátira à aquisição de bens estrangeiros; uma classe profissional envelhecida, sobretudo a classe docente. Tudo isto bem musicado e envolvido com uma boa dose de humor.
Assim, a girafa comia nuvens que sabiam a pêssego e os alunos aprenderam vários conteúdos programáticos envolvidos no doce da boa disposição.
O Agrupamento de Escola Nuno Álvares apurou oito alunos, num total de dezasseis no Concelho de Castelo Branco, para a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura.
A Escola Secundária Nuno Álvares apurou as duas alunas de Secundário que participaram - Beatriz Filipa Pires Correia e Maria Inês Semedo Roque - e uma aluna de 3.º ciclo - Leonor da Rocha Nunes. A Escola Cidade de Castelo Branco leva à fase seguinte duas alunas de 3.º ciclo - Matilde Fernandes e Mariana Andrade Abrantes - e um aluno de 1º ciclo - Tomás Silva.
A Escola Faria de Vasconcelos apurou, no 2.º ciclo, a aluna Matilde Rijo e, no 1.º ciclo, o aluno Pedro Miguel Medes, da Escola Sra. da Piedade.
A fase concelhia decorreu ao longo do dia 22 de fevereiro, com provas escritas sobre diferentes obras e outras atividades, nomeadamente, uma visita à Ilustrarte 2021 e espetáculo de Literacia e Ciência – “ORA BOLAS” - no Auditório do Centro de Cultura Contemporânea, apresentado pelo Centro de Ciência Viva de Coimbra.
Continuar... AENA no Concurso Nacional de Leitura - Fase Intermunicipal em abril
No dia 23 de fevereiro, alunos das turmas 1.º e 3.º B, da Escola Senhora da Piedade foram ao Cine-Teatro Avenida, para assistirem a uma das “Histórias Magnéticas”, intitulada “Não se deixem enganar!”.
Uma história musicada por Sérgio Pelágio e narrada por Isabel Gaivão, a qual retrata as vivências de uma criança que viveu a evolução do fascismo para a democracia em Portugal. Refere o terror, o medo, a pobreza cultural e económica de se viver numa ditadura e a celebração do 25 de abril, denominada de primavera da liberdade.
«Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor. Sem nunca esquecermos que, hoje como ontem, é preciso estar atento às marés!»
Os alunos tiveram contato com imagens que retratavam esse período da nossa história, colocaram questões e foram convidados a retratar, em papel cenário, esse mesmo período: antes e pós 25 de abril.
Foi uma atividade muito enriquecedora que influenciará estes alunos a preservarem as marés da liberdade.
No âmbito das atividades desenvolvidas no Projeto de Tutoria ao Grupo A da ESNA, os tutores Beatriz Roque, Isabel Silva, Hugo Frade e Matilde Roque do 10.º E, propuseram um desafio às alunas do Grupo A, tendo como ponto de partida o poema “Meninos de todas cores” de Luísa Ducla Soares.
Assim, com a cooperação e orientação dos Tutores, nas aulas de EV, as alunas fizeram uma representação pessoal do poema, aludindo à diferença e à inclusão de todos.
As alunas demonstraram muito empenho, interesse e dedicação na realização das atividades propostas. Com os trabalhos finais foi realizada uma exposição à comunidade escolar, no átrio da ESNA.
A docente de Educação Visual,
Conceição Pombo