Na sexta-feira, 26 de janeiro, a aula de Expressão foi no CCC de Castelo Branco. Os alunos do 3º B da Escola Básica da Senhora da Piedade foram ver a exposição "Corpo, Abstração e Linguagem na Arte Portuguesa”, obras da Coleção da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) em depósito na Fundação de Serralves.
Iniciamos a visita com a audição do livro “O Museu” de Susan Verde e Peter H. Reynolds, um interessante livro sobre as emoções que nos transmitem as obras de arte. Mas, enquanto ouvíamos, o Vasco estava a observar a obra Mulher Rubensiana de José de Guimarães. Quando regressou descreveu-nos a obra de uma forma tão precisa que saíram trabalhos bem interessantes.
Após esta atividade, cada aluno escolheu uma palavra, colou-a na sua roupa e foi observar as cerca de 30 obras da exposição. Uma observação profunda pois tinham que associar a palavra que tinham a uma obra de arte. Uma atividade muito interessante e muito participada, cada aluno soube explicar muito bem a associação da sua palavra à obra.
Estes meninos (as) são uns artistas.
No dia 22 de janeiro, no horário da aula de Português, as turmas C e E do 7ºAno realizaram uma prova, na Biblioteca da Escola Cidade de Castelo Branco, elaborada pela Porto Editora sobre a obra “O Recruta” de Robert Muchamore, da coleção Cherub.
No âmbito da disciplina de Português e, em colaboração com a Biblioteca, as turmas referidas leram a obra, disponibilizada pela editora, e realizaram a prova que consistiu, exclusivamente, no preenchimento de um crucigrama. A representante da editora deslocou-se à Escola, acompanhou a prova e, no fim, agradeceu aos alunos o interesse manifestado, tendo procedido à entrega de diplomas de participação e de crachás alusivos à coleção Cherub. Os resultados da prova serão divulgados, em breve, a todos os participantes.
A temática central abordada, pelos vários especialistas presentes, foi o "brincar" e o papel que as brincadeiras desempenham no desenvolvimento do ser Humano, destacando a importância do brincar no âmbito do crescimento e do envelhecimento ativo e saudável.
Os alunos de 12º ano foram convidados a participar numa atividade promovida pela Biblioteca Escolar da ESNA e pela disciplina de TIC, para desenvolverem conhecimentos na área das literacias digitais. Esta atividade decorreu numa tarde livre dos alunos, na Escola Superior de Tecnologia, que disponibilizou todos os meios, materiais e humanos, para a sua concretização.
Na sequência da sua avaliação no ano letivo transato, a Biblioteca Escolar planificou em articulação com a professora Teresa Rodrigues, de TIC, ações de formação no âmbito das literacias digitais com o objetivo de desenvolver conhecimento sobre aplicações muiltimédia. Para cumprir este objetivo, as professoras e os alunos usufruíram de uma sessão na Escola Superior de Tecnologia, com um professor especialista na área do Adobe Flash, Dr. Pedro Silva, que em muito elucidou e motivou os discentes.
No dia 18 de janeiro, os alunos de 9º B fizeram uma visita guiada ao Museu Cargaleiro, organizada pela disciplina de História em articulação com EV e com a Biblioteca Escolar. Esta atividade tinha como objetivo aprofundar conhecimentos no âmbito da arte contemporânea e desenvolver o espírito crítico e criativo dos alunos, bem como a sua formação cultural.
O museu Cargaleiro é um importante acervo museológico que contém não só obras do Mestre, como também de outros artistas de renome internacional. Os alunos puderam contactar de perto com trabalhos de trinta e sete artistas, entre eles Almada Negreiros, Vieira da Silva, Júlio Pomar, ficando a conhecer melhor Manuel Cargaleiro enquanto pintor e ceramista.
Na avaliação realizada pelos alunos, esta atividade foi considerada muito útil para a sua aprendizagem, tendo sido bem organizada, bem explicada e totalmente do seu agrado.
Os alunos do 7º ano, da turma C, da Escola Básica António Sena Faria Vasconcelos, realizaram no dia 3 de janeiro uma visita ao Museu da Seda em Castelo Branco.
A vista foi organizada pelas docentes de Português, Ana Isabel Almeida, e História, Isabel Gil. A interdisciplinaridade dos conteúdos programáticos de ambas as disciplinas e o conhecimento vivenciado a partir da história da seda com os usos e costumes das gentes de Castelo Branco (salientou-se a importância da seda para o Bordado de Castelo Branco) tornaram a visita muito importante para os alunos envolvidos. Estes ficaram a conhecer o ciclo de vida do bicho da seda, todo o processo da produção da seda e a sua utilidade.
Um lugar a visitar novamente, de preferência na primavera, altura em que se podem observar os bichos da seda.
Os alunos do 7º C