Combate ao Estigma da Perturbação Mental, com a colaboração do GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família) do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares

 

Nos dias 24, 31 de janeiro e 7 de fevereiro realizaram-se três workshops de sensibilização sobre o tema: “Combate ao Estigma da Perturbação Mental”, desenvolvidos por uma equipa de jovens estudantes e/ou recém-graduados/as voluntários/as da área da psicologia, equipa de Impacto Social (Social Impact Initiative Team) da Federação Europeia de Associações de Estudantes de Psicologia (EFPSA), na qual se realça Portugal como um dos 27 países da Europa envolvidos na organização desta campanha, que se encontra já na terceira edição, com a colaboração do GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família) do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares.

Estes workshops destinaram-se aos Diretores de Turma e tiveram por objetivo, através de uma sessão prática com uma breve componente teórica, esclarecer a comunidade docente de algumas representações associadas à doença mental e capacitá-la na flexibilização de novas perspetivas na abordagem a estas questões. Para tal, as sessões foram eminentemente dinâmicas e integraram a análise de material audiovisual e promoção de discussões interativas, pela partilha de experiências e troca de ideias. Os temas abordados foram a depressão, as perturbações de ansiedade infantil e juvenil e o autismo. Por fim, os elementos do GAAF transmitiram as técnicas de intervenção psicológica com os alunos que apresentam estas problemáticas, como ainda atitudes motivacionais e facilitadoras das relações interpessoais saudáveis.

Realça-se que todos os conteúdos programáticos foram empiricamente revistos por profissionais da área.