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O Núcleo Distrital de Castelo Branco da EAPN Portugal desenvolve o projeto “Crescer na Cidadania XI” ao longo do ano letivo 2023/2024, nas escolas dos concelhos de Castelo Branco, Fundão, Covilhã e Penamacor. As atividades ao longo do mês de novembro e dezembro foram desenvolvidas no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco nas Escola Básicas de Nossa Senhora da Piedade, Cidade de Castelo Branco, Faria de Vasconcelos, Boa Esperança e Escalos de Baixo. Contou com 406 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Os temas são previamente escolhidos pelas Escolas e adaptados face às necessidades reais dos alunos. Têm sido abordadas duas atividades intituladas por “O respeito pelas diferenças dos outros” e “O jogo da amizade”.

Na ação “O respeito pelas diferenças dos outros”, tem como objetivo sensibilizar os alunos sobre a temática da desigualdade. Sendo assim, lê-se o livro “Orelhas de Borboleta” de Luísa Aguilar e André Neves, que conta com a história de uma menina chamada Mara que é gozada pelos colegas. Estes fazem troça por ter as orelhas grandes, o cabelo rebelde, ser alta, magra, pela maneira de vestir e por não ter condições financeiras ao utilizar, sapatos, livros usados, não ter materiais escolares e por ter uma alimentação insuficiente, até a mais insignificante característica é motivo de troça entre as crianças. A situação de gozo pode ser encarada como algo muito negativo para a sua autoestima, porém é necessário saber como lidar com a situação de forma a torná-la como algo positivo. A personagem Mara tenta enfrentar as outras crianças usando a sua criatividade de forma a valorizar as suas características que a diferenciam dos outros. É necessário reconhecer e reivindicar a diferença, aceitando como somos e reforçando a nossa personalidade. Segue-se um quantos-queres gigante, com mensagens relacionadas com a mensagem do livro, tais como, valores de respeito, autoestima, otimismo face às situações adversas e valorização das diferenças.

Já na ação “A amizade - Interculturalidade” pretende sensibilizar para a importância da amizade, ser solidários uns com os outros, respeitando-se mutuamente apesar das diferenças culturais e religiosas. A atividade iniciou-se com a visualização de uma curta metragem denominada “Umbrella”, que mostra um menino que mora num orfanato e que por razões muito especiais deseja ter um guarda-chuva amarelo. Mais tarde, descobre-se não só o motivo do apreço pelo guarda-chuva, mas várias lições que carregam essencialmente a mensagem principal da curta-metragem: a de se ter empatia, ser resiliente e também de não julgar. Mais uma vez, após a exibição da curta-metragem foram lançadas perguntas “chave” à turma para lançar o debate e sensibilizar os jovens para o tema. Adicionalmente, e após a exibição e perguntas sobre a curta-metragem, foi também utilizada a técnica do “quantos queres” com frases alusivas à temática para reforçar a transmissão da mensagem.

As atividades têm tido um impacto muito positivo na comunidade académica das escolas já intervencionadas, mostrando interesse por parte dos alunos e dos professores na continuação do projeto.


Estagiárias em Serviço Social: Maria Catarina Ribeiro e Sofia Jesus.