netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Os direitos humanos desempenham um papel crucial na educação, ajudando a promover um ambiente inclusivo e de respeito na escola. Isso inclui o direito à educação para todos, a não discriminação com base em características pessoais e o respeito à liberdade de expressão. Integrar a educação para os direitos humanos no currículo ajuda a consciencializar os alunos para a importância da igualdade, dignidade e respeito mútuo.

Assim, a Biblioteca Escolar organizou uma atividade com Cidadania, envolvendo os alunos de 9º ano da ESNA. Com a professora Saúde Machado e a professora Alice Alves, numa atividade de pesquisa de informação em jornais e revistas, os alunos selecionaram textos, nomeadamente títulos noticiosos, que denunciassem a violação dos direitos humanos na atualidade. Foi com alguma perplexidade que os jovens constataram que aqueles Direitos que aprendem em teoria, na Carta dos Direitos Humanos, estão diariamente em perigo.

Esses títulos foram expostos, acompanhados de flores com palavras que podem salvar a Humanidade, como paz, saúde, pão, habitação. A instalação foi iluminada por quatro velas, para, por um lado, lembrar todos os que sofreram e sofrem e, por outro, iluminar o caminho para um mundo mais harmonioso

Foram ainda expostos desenhos dos alunos alusivos à temática.