A 20 de março comemorou-se o Dia Mundial da Saúde Oral, uma iniciativa da World Dental Federation. No dia 21 de março, os alunos da turma de 10.º ano do Curso Profissional de Saúde da ESNA deslocaram-se à EB1 da Sr.ª da Piedade, onde sensibilizaram os alunos de 1.º ano para a importância da saúde oral. Numa manhã bastante animada, os mais novos realizaram algumas atividades lúdico-pedagógicas e aprenderam como fazer uma boa higiene oral.
Foram ainda distribuídas escovas de dentes e amostras de pasta dentífrica, juntamente com alguns folhetos informativos, gentilmente cedidos pela Clínica VerCrescer e pelo Centro de Saúde de S. Tiago.
Noventa por cento da população mundial está em risco de algum tipo de distúrbio a nível oral, desde lesões de cárie, doenças periodontais, a cancro oral. A nível da população infantil e juvenil, as doenças orais constituem um dos principais problemas de saúde.
A comemoração desta efeméride é uma excelente oportunidade para sensibilizar, motivar e estimular a manutenção da saúde oral durante a vida com os hábitos corretos de higiene oral, alimentação e vigilância adequada. Uma boca saudável é fundamental para a saúde em geral.
A aquisição do robô Inventor Lego Mindstorms tem o intuito de melhorar e aumentar a oferta de ferramentas pedagógicas colocando o aluno como protagonista do próprio processo de aprendizagem.
O uso da robótica no ensino pretende fomentar a multidisciplinaridade das aprendizagens que por sua vez, leva ao desenvolvimento de múltiplas literacias. Desta forma os alunos conseguem analisar e questionar criticamente a realidade, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia a dia (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, 2017).
No âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B, as turmas 12.º C e 12.º E da ESNA, acompanhadas pelo respetivo professor, visitaram a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, com o intuito de contextualizarem aprendizagens feitas na sala de aula e também de experienciarem uma aula no Ensino Superior.
Dado o elevado número de participantes, a visita realizou-se nos dias 15 e 17 de março, possibilitando o contacto com a vivência da realidade académica. Durante a visita, os alunos tiveram oportunidade, não só de consolidar algumas matérias já estudadas sobre tecnologias digitais/analógicas e sistemas multimédia, como de abordar novos conteúdos relacionados com os cursos que aí são lecionados.
A visita, conduzida pelo Mestre Rogério Ribeiro, iniciou-se com uma aula prática sobre edição de imagens bitmap e imagens vetoriais, onde se abordou alguns conceitos sobre resolução de imagens, profundidade de cor e os modelos RGB e CMYK, com recurso ao software da Adobe: Photoshop e Illustrator.
As equipas do Desporto Escolar de futsal do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares regressaram à competição após uma longa paragem devido à pandemia.
Os alunos dos escalões de iniciados entraram oficialmente em prova do Desporto Escolar, dia 9 de março, recebendo a equipa da Escola Afonso de Paiva e os infantis deslocaram-se no dia 16 de março ao Pavilhão do Agrupamento Afonso de Paiva para efetuarem o jogo. Ambas as equipas se mostraram muito empenhadas, tentando obter bons resultados de modo a alcançar o apuramento para a fase Distrital.
Uma palavra de apreço para os árbitros que acompanharam as equipas durante estes dois jogos. O trabalho deles foi fundamental.
O professor do Desporto Escolar de futsal
Miguel Ângelo Lopes
O Clube de Ciências e a Impressora de Sorrisos da Escola Cidade de Castelo Branco participaram, no passado dia 16 de março, na Semana Aberta da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO).
No âmbito desta atividade, 11 alunos, acompanhados pelas professoras Florinda Carrega e Teresa Condeixa, deslocaram-se à delegação da ACAPO em Castelo Branco, onde participaram no Dia Temático dedicado à orientação e mobilidade na deficiência visual.
Os estudantes realizaram um conjunto de ações com os olhos vendados, a saber: deslocaram-se na rua com a ajuda de uma bengala; jogaram ao jogo do galo especial para cegos; simularam uma ida ao supermercado e aprenderam a ajudar a sentar um invisual numa cadeira.
Durante a iniciativa, tiveram oportunidade de aprender alguns conceitos da escrita Braille, e com o recurso a uns óculos que simulavam várias deficiências visuais, perceberam as dificuldades que os cegos e amblíopes sentem no dia a dia. Para além disso, ficaram a conhecer vários equipamentos dirigidos aos cegos.
No entender das professoras, “esta foi uma experiência única, importante e que muito sensibilizou os alunos”.
Florinda Carrega