(Clicar para ver o vídeo) |
Nos dias 26 e 30 de janeiro, fomos assistir a uma atividade integrada no Projeto Bibliodigitalmat, um projeto interdisciplinar organizado pela matemática e pela biblioteca escolar.
Assistimos à leitura do livro “Falha de Cálculo”, leitura feita pela professora Célia Rodrigues, acompanhada de imagens da história. A história tinha personagens muito interessantes (Gertrudes, Anabiribana e Cálculo Mental) e diálogos muito divertidos.
Eles tinham que resolver um enigma e houve muitas peripécias. Mostrou-nos como é importante o cálculo mental e outros assuntos importantes na matemática.
Assim, a matemática é mais divertida e mais fácil de aprender.
Para quem gosta de enigmas, aqui fica:
”Junta ao número de arestas de um cubo, o quadrado de nove e o número de horas de diferença entre Lisboa e a Tailândia. Ao número que encontraste acrescenta um zero e multiplica-o por 2. Encontrarás um ano muito célebre”.
Fica um spoiler “foi o ano internacional da matemática”.
No final houve uma surpresa de que gostámos muito. O professor João Paulo, de Educação Musical, e as suas turmas musicaram a história através de um rap sobre as personagens e as peripécias por que passaram. As canções foram acompanhadas por bitbox.
Os alunos do 6 A, 6 B, 6 C e 6 D
(Clicar na imagem para ver o vídeo)
Ao longo da semana de 13 a 17 de fevereiro, foram desenvolvidas diversas atividades, dinamizadas pelas docentes do Clube da Partilha, alusivas à comemoração do Dia de São Valentim, nas diversas escolas do nosso Agrupamento de Escolas. O objetivo das mesmas foi unir as diferentes escolas numa temática de Afetos, demonstrando a importância de trabalhar em equipa e não cada um por si, pois “todos precisamos uns dos outros”, como se podia ler no painel exposto na escola sede. Os membros do Clube Partilha pretenderam reforçar junto da comunidade educativa a importância dos afetos, promover ambientes de aprendizagens, de cidadania e de inclusão e reforçar o compromisso da responsabilização dos docentes para com a educação e para com os alunos, enquanto futuros cidadãos ativos e participativos. Neste sentido, decidiu-se que as atividades fossem alargadas às três escolas (com terceiro ciclo) do agrupamento. Neste contexto, valorizou-se o trabalho colaborativo entre docentes de diferentes escolas e áreas disciplinares, bem com a Biblioteca da Escola da CCB e os responsáveis das escolas.
Na EB Cidade de Castelo Branco, as turmas de 8º e 9º anos foram convidadas a deixar uma mensagem num mural que esteve patente no corredor do bloco B, onde também estiveram expostos diversos trabalhos de alunos do 8º e 9º anos, elaborados nas aulas de Educação Visual/Oficina de Artes com a orientação da professora Ana Luísa Pinho. Estas ilustrações/cartoon foram elaboradas usando a retórica visual sobre o Amor e/ou a Violência no Namoro, tendo como inspiração a obra gráfica e cinematográfica de Tim Burton; com a colaboração da Biblioteca Escolar, foram suspensos diversos corações-moldura, convidando a comunidade escolar às poses fotográficas. No dia 14, num dos intervalos da manhã, houve lugar a uma agradável surpresa na sala de professores, com um momento musical pelo Linden Trio e declamação de poemas em diversos idiomas por alunos orientados pelos professores Jorge Garcia, Dolores Fidalgo e Andrea Barros, seguido de um apetecível e amoroso lanche! Também neste dia, a rádio escolar, com a colaboração do professor João Paulo Leitão, passou músicas sobre a temática do Amor, algumas das quais escolhidas pelos alunos.
Na sede do Agrupamento, esteve patente uma exposição, no átrio de entrada, com trabalhos dos alunos do 8º e 9ºanos sob a orientação da professora Conceição Pombo e da professora Ana Paula Domingues, com as alunas de Psicologia B do 12° A e do 12° E. Nesta última turma, as alunas elaboraram trabalhos em vídeo e em poster sobre as seguintes temáticas: Como Identificar, Prevenir e Proceder nas situações de violência no namoro e nas relações tóxicas; as Representações do AMOR na arte, na literatura, na música e no cinema; na influência dos signos do Zodíaco, na música brasileira; o AMOR para além do género e o AMOR na deficiência amorosa, entre outros. Duas alunas pintaram 2 quadros magníficos que estiveram em exposição na entrada principal. Os alunos do TAS também contribuíram com um coração, elaborado sob a orientação da professora Ana Diva Gonçalves.
No intervalo das 10.20, no átrio da ESNA, as alunas partilharam, com os colegas, o seu trabalho, declamando poemas e disponibilizando-se para dialogar sobre os temas em exposição e uma aluna tocou e cantou um tema original composto para este evento.
Também no intervalo das 11.20, na sala de professores, houve declamação de poemas e música pelo Linden Trio, bem assim como pela aluna Ester do 12ºano.
No final da atuação, os professores puderam petiscar alguns docinhos e confraternizar.
Na escola Faria de Vasconcelos, estiveram expostos trabalhos de caricaturas sobre a temática do Amor, executados por alunos do 8ºano e sob a orientação da professora Gabriela Valente. Também na mesma escola, os alunos de diferentes turmas puderam escrever mensagens em inglês, Português e Espanhol, em dois murais diferentes. Duas alunas do 8ºano declamaram, ainda, dois poemas em Inglês, um sob a orientação da professora Mónica Régio. No final, houve ainda lugar para um pequeno lanche na sala de professores.
As professoras que compõem o clube Partilha sentem-se muito felizes pelo facto desta semana dos Afetos ter tido um excelente acolhimento por parte de toda a comunidade educativa e das direções respetivas. Foi uma semana onde a alegria imperou de forma efusiva e espontânea entre todos e isso não tem preço!
A coordenadora do Clube Partilha: Dolores Fidalgo
(Clicar na imagem para ver o vídeo)
Os alunos do 7º Ano da Escola Básica Faria de Vasconcelos realizaram trabalhos para celebrar o Carnaval na disciplina de CEA. A professora desafiou-os a analisar a obra de Pablo Picasso, sobretudo no que diz respeito à forma de representação do rosto e à paleta de cores utilizada com vista à feitura de máscaras inspiradas por este artista.
Tendo em mente a sustentabilidade, os alunos usaram cartão reciclado como suporte das suas criações artísticas. Tiveram, igualmente, oportunidade de explorar a plasticidade do pastel a óleo, obtendo soluções cromáticas mais equilibradas e homogéneas.
Aqui vos deixamos um vídeo com uma mostra da realização dos trabalhos bem como do seu produto final, que se encontra em exposição nas vitrines do Bloco A, da Escola Básica Faria de Vasconcelos.
Gabriela Valente (Professora de CEA) e alunos dos 7º A, B e C (FV)
Conhecido como Pancake Day (Dia da Panqueca), este era o dia em que os britânicos gastavam os ingredientes, que tradicionalmente eram proibidos nas mesas no período da quaresma, especialmente leite, manteiga e ovos.
Assim, e como forma de aproveitarem ao máximo, antes dos sacrifícios e jejum da quaresma, nada melhor que comer panquecas.
Diz a história que em 1445, em Olney, Buckinghamshire, uma mulher estaria na sua cozinha a fazer panquecas, quando ouviu o sino da igreja que chamava a população para a confissão. Ela apressou-se a ir, usando ainda o seu avental e levando a frigideira na mão. Este acontecimento deu origem às famosas corridas, que ainda hoje acontecem um pouco por todo o Reino Unido na terça-feira de carnaval.
Nestas corridas, os participantes, usando um chapéu de cozinheiro e avental, correm ao longo de um percurso estabelecido, levando a sua frigideira com uma panqueca, que deverá ser, algumas vezes, atirada ao ar.
E foi este o desafio lançado pelas professoras Margarida Reis, Maria José Barata e Teresa Caldeira aos alunos do 2.º ciclo da escola CCB, que no dia 17 de fevereiro recriaram esta tradição. Depois de muita disputa, os vencedores foram os alunos Ashraf Muhammad, do 5.º C; Laura Camelo do 6.º C e Lara Didyk, do 5.º F.
Paralelamente à corrida, houve ainda um concurso de chapéus de cozinheiro, cujos prémios foram atribuídos às alunas Maria Leonor Freire, do 6.º B; Maria Esteves, do 6.º C e Nádia Garcia, do 5.º C.
As professoras agradecem a todos aqueles que colaboraram na organização da atividade, especialmente à professora Manuela Rua, que ajudou a confecionar as deliciosas panquecas que todos comeram no final.
No seguimento da sessão de sensibilização ao texto poético, dinamizada pela professora Célia Rodrigues, no passado dia 6 de fevereiro na Biblioteca Escolar da EB c/JI Cidade de Castelo Branco, os alunos das turmas dos 5ºs A e B, desenvolvem, nesta fase, na disciplina de Educação Visual, os seus primeiros projetos de ilustração dos poemas por si escolhidos, para uma posterior criação de personalizados "livros objeto".