No passado dia 10 de maio, decorreu a 4ª e última concentração e natação, no âmbito do grupo/equipa de natação do clube do Desporto Escolar. Neste evento, os alunos que, ao longo do ano letivo, estiveram inscritos no clube de natação, tiveram a oportunidade de competir com estudantes de várias escolas.
Assim, este ano letivo, o grupo/equipa de natação contou com cerca de 45 alunos inscritos, provenientes das diferentes escolas do Agrupamento e de diversos escalões. Os treinos semanais foram conduzidos pelos professores Alexandra Costa e Francisco Paula, nas instalações do complexo das Piscinas Municipais de Castelo Branco, onde também foram realizadas três das quatro competições.
Por último, no dia 22 de março, os nossos alunos rumaram até à Sertã, onde, a par das restantes competições, demonstraram empenho e se destacaram pela sua prestação.
A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, nas pessoas do Dr João Gonçalves e da Estagiária Luana Silva, realizou, no dia 11 de maio, uma ação de sensibilização na turma 8ºB da Escola Cidade de Castelo Branco. Esta ação teve como tema “As Consequência dos Nossos Atos”.
Pretendeu-se agir na prevenção, pedindo aos alunos uma reflexão e uma mudança de conduta/comportamento, em relação a ações que podem surgir na impulsividade própria da adolescência. Para cumprir este objetivo, aplicaram-se alguns jogos dinâmicos, com temáticas apropriadas ao tema proposto. Assim, foram desenvolvidas várias atividades, durante dois tempos letivos, nomeadamente uma atividade quebra-gelo “Um momento de doçura”, o jogo de tabuleiro “Serpente” ou a visualização de pequenos vídeos sobre “O que é ser vítima”.
O Dr João Gonçalves, terminou explicando quais as funções da Direção-geral da Reinserção e Serviços Sociais, dando, para isso alguns exemplos reais.
A DT do 8ºB
No dia 28 de abril de 2023, 44 alunos da Escola Secundária Nuno Álvares do 11º e 12º anos de escolaridade deslocaram-se à Universidade de Aveiro para participar nas Competições Nacionais de Ciência, na prova de Matemática – XEQMAT, e na prova de cultura geral, PROVAQSABES. A atividade foi dinamizada pela professora Maria do Carmo Luís e os alunos foram acompanhados pelas Professoras Anabela Valente, Manuela Taveira e Maria do Carmo Luís.
Durante o ano letivo, os alunos tiveram oportunidade de treinar as provas na plataforma online da Universidade de Aveiro e, pela segunda vez consecutiva, estiveram presentes nas Competições Nacionais de Ciência. Na prova de Matemática XEQMAT11, a equipa formada pelos alunos João Ferro e Mariana Gonçalves, do 11º B, conseguiu o 10º lugar, num total de 313 equipas. Nessa mesma prova, a equipa formada pelas alunas Joana Silva e Madalena Moreno, do 11ºE, conseguiu o 20º lugar. Na prova de cultura geral PROVAQSABES, os alunos Diogo Ferreira e Diogo Barata, do 11º E, ficaram em 10º lugar, num total de 300 equipas.
Mais uma vez, esta foi uma experiência bastante enriquecedora. Ao longo do ano letivo, os alunos mostraram-se sempre interessados e envolvidos nos treinos. Será uma atividade para repetir no próximo ano, pois é sempre uma boa solução para melhorar a aprendizagem dos alunos e motivá-los a ambicionar melhores resultados e nunca desistirem dos seus objetivos.
No passado dia 27 de abril, os alunos do 9º ano da ESNA participaram no Concurso Dar@lingua, no âmbito das Competições Nacionais de Ciência da Universidade de Aveiro (PmatE), em que obtiveram um honroso 4º lugar Nacional.
O empenho de todos contribuiu para esta notável classificação, tendo algumas equipas pontuado de forma decisiva, chegando ao último nível - 10 - com tempos apreciáveis, ficando nos 12 primeiros lugares:
Inês Santos e Carolina Pires (9ºA) – 4º lugar
Maria Vaz Amoroso e Bruna Santainho (9ºA) – 9º lugar
Mara Morgadinho e Laura Mendes (9ºA) – 12º lugar
A ESNA levou ao concurso 13 equipas que se prepararam no Clube “Palavras (des)afiadas”, dinamizado pela professora Carla Salgueiro. O concurso consiste num jogo realizado no computador, on-line. Tem 10 níveis e duas “vidas” que põem à prova conteúdos da disciplina de Português.
Foi um dia bem passado: Os alunos puderam conhecer o Campus da Universidade, a praia da Barra, passear na cidade e observar os barcos moliceiros no canal principal, visitar o Centro Comercial ao ar livre e, claro, comprar os tradicionais ovos moles.
Parabéns a todos os participantes!
Durante o 2.º Período, algumas turmas do 5.º ano da CCB, nomeadamente os 5.º C, D, E e F, realizaram maquetes inspiradas em Castelos Medievais portugueses. Estes trabalhos foram realizados no âmbito das disciplinas de HGP, EV e ET, coordenados pelas professoras Isabel Falcão, Teresa Correia e Lurdes Gonçalves, estando estes expostos no corredor do Bloco B.
Para a realização destes trabalhos foi necessária uma introdução, nas aulas de HGP, à constituição dos castelos medievais, com a visualização e análise de imagens relacionadas com os mesmos. A parte prática foi realizada nas aulas de EV e ET, tendo sido utilizados diversos materiais como cartolinas, cartão, musgo, pedras, cascas de nozes, cortiça, plantas secas (como espigas de milho, entre outras), dando asas à criatividade dos alunos.
Mariana Reino, Clube de Jornalismo
Os alunos do 4º B da Escola Nossa Senhora da Piedade fizeram uma visita online, no dia 9 de maio, ao Museu Papel-Moeda, da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, situada no Porto.
Através desta visita guiada tiveram oportunidade de conhecer as seis áreas em que está dividido.
Inicialmente, receberam 10 euros, cujo valor foi aumentando depois de realizados vários desafios que foram surgindo. Durante a visita, aprenderam muitos assuntos relacionados com o aparecimento da moeda, após o comércio por trocas diretas. Conheceram, também, as notas de reis e de escudos. Falaram sobre o euro e as moedas e notas que circulam na zona Euro, após a série Europa, assim como os países que aderiram à moeda única.
Aprenderam algumas curiosidades, entre as quais, que o primeiro papel-moeda surgiu na China, no séc. VII, na dinastia Tang, e destinou-se a facilitar o transporte de elevadas quantias pelos comerciantes que, assim, evitavam as grandes quantidades de moedas.
Ficaram a conhecer, também, a forma de detetar notas falsas através da observação atenta pelo método TOI (tocar, observar e inclinar) das marcas exclusivas das notas verdadeiras.
Depois de explorarem devidamente as várias áreas do museu, realizaram quizzes que testaram a atenção prestada na visita e, assim, puderam aumentar o valor inicial.
É verdade que a visita online não é igual à presencial, mas ficaram a conhecer o museu sem sair da sala de aula.
Prof.ª Maria José Ribeiro