netGIAE

 

 

Porquê festejar esta tradição que não portuguesa?Halloween-JICCB3

Uma das Áreas de Conteúdo que fazem parte da Educação Pré-escolar é a Área do Conhecimento do Mundo:
"Os seres humanos desenvolvem-se e aprendem em interação com o mundo que os rodeia.
A curiosidade natural das crianças e o seu desejo de saber é a manifestação da busca de compreender e dar sentido ao mundo que é próprio do ser humano e que origina as formas mais elaboradas do pensamento, o desenvolvimento das ciências, das técnicas e também das artes".
(Ministério da Educação, Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar p. 79).

"O que parece essencial neste domínio, quaisquer que sejam os assuntos abordados e o seu desenvolvimento, são os aspetos que se relacionam com os processos de aprender: a capacidade de observar, o desejo de experimentar, a curiosidade de saber, a atitude crítica." (Ministério da Educação, Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar p. 85). 
Neste contexto, pensamos ser pertinente assinalar as tradições, ainda que neste caso se trate de uma tradição que não é portuguesa, uma vez que nesta época as crianças estão rodeadas de símbolos alusivos ao Halloween, sendo oportuno desmistificá-los.

Por tudo isto e porque este é um tema que nos permite uma abordagem divertida de várias noções: esquema corporal, cores, figuras geométricas, alimentação saudável, prejuízo do consumo exagerado de doces, hoje foi um dia de festa no nosso Jardim de Infância, cheio de surpresas e brincadeiras.

 

Halloween-JICCB4 Halloween-JICCB1

Halloween-JICCB5 Halloween-JICCB6