netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

 

No dia 28 de abril de 2023, 44 alunos da Escola Secundária Nuno Álvares do 11º e 12º anos de escolaridade deslocaram-se à Universidade de Aveiro para participar nas Competições Nacionais de Ciência, na prova de Matemática – XEQMAT, e na prova de cultura geral, PROVAQSABES. A atividade foi dinamizada pela professora Maria do Carmo Luís e os alunos foram acompanhados pelas Professoras Anabela Valente, Manuela Taveira e Maria do Carmo Luís.

Durante o ano letivo, os alunos tiveram oportunidade de treinar as provas na plataforma online da Universidade de Aveiro e, pela segunda vez consecutiva, estiveram presentes nas Competições Nacionais de Ciência. Na prova de Matemática XEQMAT11, a equipa formada pelos alunos João Ferro e Mariana Gonçalves, do 11º B, conseguiu o 10º lugar, num total de 313 equipas. Nessa mesma prova, a equipa formada pelas alunas Joana Silva e Madalena Moreno, do 11ºE, conseguiu o 20º lugar. Na prova de cultura geral PROVAQSABES, os alunos Diogo Ferreira e Diogo Barata, do 11º E, ficaram em 10º lugar, num total de 300 equipas.

Mais uma vez, esta foi uma experiência bastante enriquecedora. Ao longo do ano letivo, os alunos mostraram-se sempre interessados e envolvidos nos treinos. Será uma atividade para repetir no próximo ano, pois é sempre uma boa solução para melhorar a aprendizagem dos alunos e motivá-los a ambicionar melhores resultados e nunca desistirem dos seus objetivos.