netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

 

Na semana de 27 de fevereiro a 3 de março de 2023, decorreram as Competições Nacionais de Ciência em REDE, promovidas pela Universidade de Aveiro. Estas competições decorreram em simultâneo em todas as escolas do país, inscritas, e para todos os ciclos de ensino, e são dinamizadas pelas escolas, sendo a escola responsável por toda a logística associada ao evento.  

Existem Competições em diversas áreas científicas e, este ano, alguns alunos da Escola Secundária Nuno Álvares, participaram na competição de Matemática – XeqMat. Participaram 46 alunos do 11º ano das turmas B, C, D e E e 2 alunos do 12º ano, turma B. Cada equipa de 2 alunos realizou uma prova online do seu ano de escolaridade. Cada prova é constituída por 20 níveis e 4 afirmações em cada nível, sendo o objetivo chegar ao nível máximo sem falhar em qualquer afirmação.

Nesta competição do XeqMat 11º ano, participaram 36 escolas e o Agrupamento de Escolas Nuno Álvares conseguiu o 12º lugar, tendo três das equipas ficado bem classificadas. As equipas formadas pelos alunos José Ferro e Mariana Gonçalves (11ºB), Joana Silva e Madalena Moreno (11ºE), Rodrigo Cardoso e Tomás Afonso (11ºD) conseguiram o 3º, 7º e 9º lugar, respetivamente, em 290 equipas a nível nacional.

Neste ano letivo, os alunos puderam também realizar uma prova de cultura geral. Esta competição, PROVAQSABES, é destinada a alunos do ensino secundário tendo uma duração de 5 minutos, durante os quais deve ser validado corretamente o maior número de afirmações.

No dia 28 de abril, estes 48 alunos participarão nas Competições Nacionais de Ciência XeqMat e na competição PROVAQSABES, na Universidade de Aveiro e até lá, os alunos continuarão a treinar provas online disponíveis na plataforma do Pmate.