netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

No dia 14 de dezembro, houve uma sessão de biblioterapia na biblioteca Egas Moniz da Escola Secundária Nuno Álvares. Com piano de fundo - Ludovico Einaudi - , a turma A de 9º ano descobriu o significada da palavra BIBLIOTERAPIA, formada pela junção de dois elementos de origem grega: biblíon (livro) e therapeía (terapia), que consiste no “tratamento de doenças através da leitura de livros”. Sendo assim,  a partir da leitura voluntária de excertos de livros, oferecidos pela coordenadora da biblioteca,  os alunos  participaram num diálogo introspetivo, conduzido pela psicóloga Andrea Lopes, refletindo sobre  a importância do silêncio, dos afetos, do autoconhecimento e do amor próprio.

A utilização dos efeitos terapêuticos da leitura remonta às civilizações egípcia, grega e romana. Na sessão de ontem, excertos de livros de Antoine de Saint-Exupéry, Vergílio Ferreira, Susana Tamaro, José Mauro de Vasconcelos, José Luís Peixoto, Saramago e de crónicas de Miguel Esteves Cardoso, Catarina Fonseca, Lobo Antunes serviram para demonstrar que a leitura pode proporcionar momentos de encontro consigo e com o(s) outro(s), de revelação e descoberta.

Os alunos sugeriram outras sessões e foi-lhes lançado o desafio de serem eles a selecionar os textos e os livros para as próximas reflexões.

A turma foi acompanhada pela professoras Maria José e Helena Catana. A atividade realizou-se em articulação com a professora Helena Catana, com a psicóloga Andrea Lopes e com a coordenadora da Biblioteca Escolar.