netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

No dia 29 de março, pelas 15h, os alunos do 11.ºB da Escola Secundária Nuno Álvares, (ESNA) assim como alguns alunos da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), deslocaram-se à Fábrica da Criatividade para assistirem a uma palestra promovida pela ESART, realizada pelos Professores  Raul Cunca e José Simão no âmbito do tema “Modos e Formas da Prática do Design”.

Os palestrantes transmitiram a importância de traduzir da melhor forma possível os objetivos e ambições dos clientes de um Designer, exprimindo a importância desta função e a confiança no artista.

Após esta visita cativante, os alunos de Geometria Descritiva do 11.ºB da professora Maria Antónia Correia sentiram-se motivados e inspirados pela arte do Design e, por isso, propuseram-se  realizar esboços e representações bi e tridimensionais, criando mobiliário urbano durante as aulas das semanas seguintes.

No decorrer desta atividade, os alunos tiveram a oportunidade de aprender a desenhar em projeção axonométrica (matéria presente nas aprendizagens essenciais da disciplina do 11.º ano de Geometria  Descritiva A ), uma técnica utilizada para a construção de perspetivas a partir dos elementos que constituem um sistema projetivo e aprender conceitos de Ergonomia, função prática e estética de objetos.

Esta atividade sensibilizou os alunos para a importância da dinâmica e da criatividade envolvidas no Design.

Através desta arte, que está muito presente em soluções de problemas inseridos no nosso dia a dia, é possível mudar a forma como alguns objetos são utilizados e, assim, melhorar e facilitar o nosso quotidiano.

Inês Brito