netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

Os alunos do 11º ano da Escola Secundária Nuno Álvares fizeram uma viagem ao Barroco para assistir à pregação de um sermão de Padre António Vieira. Neste caso, o pregador foi o P.e Nuno Folgado, pároco de S. Miguel, que, magistralmente, a partir do púlpito barroco da Sé Co-catedral de Castelo Branco, fez ecoar por toda a nave central as palavras de Vieira.

O pároco fez também uma visita guiada à Sé, começando por contar a história da sua construção, que remonta ao séc. XIII ou XIV, e da sua reconstrução, em estilo barroco, no final do séc. XVII, devida a D. Vicente Ferrer da Rocha, que lhe acrescentou a grande sacristia e a Capela do Santíssimo Sacramento. Nenhuma curiosidade ficou por contar, incluindo o facto de ainda hoje faltarem as estátuas originais dos dois nichos de pedra da sacristia grande, que, por engano, embarcaram com a corte para o Brasil em 1808, aquando das Invasões Francesas.

O ambiente barroco foi ainda recriado através da audição de um trecho de Bach, tocado no órgão de tubos pela aluna do 11.º A, Joana Silva.

Nesta visita, cumpriram-se, assim, os objetivos da eloquência: docere (ensinar), delectare (deleitar) e movere (persuadir).

Deixamos um agradecimento ao P.e Nuno pela sua disponibilidade e simpatia.