netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

Aprender com afetos é um projeto que está a ser desenvolvido entre Centro Social Dr. Adriano Godinho e a turma do 4ºB da Escola Nossa Senhora da Piedade. Este projeto, desenvolve-se quinzenalmente na área curricular denominada por Oferta Complementar.

Este pretende promover o convívio entre duas gerações, crianças e idosos, com o intuito de aumentar a autoestima, diminuir o isolamento e a exclusão social, valorizar e partilhar saberes e afetos.

Como faltam dois dias para o Dia de Reis, os alunos tiveram contato com a história/lenda sobre a origem do bolo rei. 

Hoje foi dia de novamente conviver com esta nossa nova família, cuja atividade explanou essa data comemorativa com a confeção de bolo rei.

Após a colocação do avental, da touca e das mãos lavadas, foi a vez de ler a receita, sextuplica-la e meter as mãos à obra, melhor dizendo, mãos na massa, para confecionar os bolos com a colaboração dos utentes do Centro.

Utentes e crianças pesaram a farinha, o açúcar e o fermento de padeiro, rasparam a laranja, cortaram as frutas cristalizadas, picaram os frutos secos, regaram com um pouco de aguardente. Após amassar muito bem e decorar os bolos foi tempo de os colocar a fintar para mais tarde cozer.

Aprenderam-se técnicas e terminologias, como: estanca; teste do véu; empelo e brilhar o bolo.

         Este projeto para além de implementar os laços de afeto, pretende também promover a capacidade de partilha, assim, os encarregados de educação colaboraram com a confeção de outros bolos, com o intuito dos seus educandos poderem oferendar os utentes do lar.   Enquanto os vários bolos reis estiveram a fintar, foram servidos os bolos confecionados pelos encarregados de educação, sendo muito apreciados e fazendo as delícias de todos os presentes.

À tarde, alguns elementos do Lar, tiveram a amabilidade de se deslocarem à nossa escola, para surpreender alunos com os magníficos bolos reis, agora já bem lourinhos e apetitoso.

Foi uma manhã de aprendizagens e convívio muito salutar.