netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

No dia 24 de abril decorreu no auditório da Escola Faria de Vasconcelos uma palestra “A revolução do 25 de Abril e a Guerra Colonial”, dirigido aos alunos do 9º ano tendo como oradores o Coronel Manuel Veloso e o Professor José Pires.

O coronel Manuel Veloso fez um enquadramento desta temática desde a implantação da República até ao 25 de Abril tendo analisado de forma muito interessante  alguns acontecimentos marcantes – Fim da Monarquia e início da República, Primeira Guerra Mundial e diversos momentos muito conturbados  que levaram ao golpe de 28 de Maio,  a implantação do Estado Novo, Segunda Guerra Mundial, a Guerra Colonial na década de 60, a Repressão e a PIDE e finalmente a Revolução do 25 de Abril.

De seguida o Professor José Pires, que curiosamente entrou para o serviço militar na noite de 24 de abril, viria a descobrir algumas horas mais tarde que estava em curso um Golpe de Estado que iria depor o regime de Oliveira  Salazar e Marcelo Caetano e repor um regime democrático, com o fim da guerra colonial, esse grande pesadelo dos jovens – “A Guerra do Ultramar”.

O Professor José Pires referiu também algumas situações enquanto jovens com ausência de liberdade para falar, ler ou expressar-se artisticamente de forma livre. Os alunos estiveram com enorme interesse nesta palestra organizada pela equipa da Biblioteca Escolar e o Departamento de História.