netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Para os alunos do 1º ciclo da Escola Faria de Vasconcelos o primeiro período letivo culminou, como é tradição, na Festa de Natal, no passado dia 14 de dezembro. Tudo começou, pela manhã, no momento em que cada um saboreava a sua filhó, acompanhada com o cacau quente, oferecida pela Escola. De barriguinha satisfeita, os alunos dirigiram-se para o bar, acomodando-se, num ambiente de certa euforia, pois nada podiam perder!

Cada ano de escolaridade protagonizou a sua atuação e todos, alunos, professores, animadora, assistentes operacionais… se deliciaram com os pequenos artistas em palco.

Foi uma festa em que esteve presente o espírito de Natal, ou seja, a partilha, a solidariedade e o amor entre as pessoas (mensagem de Cristo).

Terezinha Louro

No âmbito da disciplina de Espanhol e da comemoração do “Día de los Muertos” que se festeja no dia 1 de novembro em países hispano falantes, os alunos das turmas A e B do 7º ano da Escola Faria de Vasconcelos, reconstituíram a tradição.

Assim, desde a construção de um altar de homenagem a quem já partiu, com todos os símbolos requeridos, até aos cortejos de “catrinas e calaveras”, nada faltou à comemoração. Vestidos e pintados a rigor, percorreram a escola, partilhando este costume.

Foi, de facto, uma aula de Espanhol diferente e divertida que permitiu dar a conhecer a toda a comunidade escolar uma tradição que ganha cada vez maiores contornos e que, com a ajuda e contribuição dos pais, na elaboração dos trajes e pinturas faciais, contribuiu para uma atividade com muito sucesso!

Professora Luísa Gama

No passado dia 25 de maio de 2018, a turma do 1º A da Escola Básica Faria de Vasconcelos, alunos da professora Conceição Amaro, realizou uma visita de estudo à Quinta do Chinco, em Castelo Branco.

Esta foi uma visita de estudo inserida na implementação da iniciação à prática profissional do 1º Ciclo do Ensino Básico, das alunas estagiárias Ana Aranha e Marta Monteiro, da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Teve como principal objetivo levar os alunos a conhecerem a Quinta do Chinco através de uma visita guiada por parte da Engenheira Ana Margarida Beato, onde passaram também a conhecer as hortas comunitárias e os diversos produtos biológicos presentes nessas hortas.

A acrescentar a esta visita guiada, foi levado um espantalho feito pelas estagiárias e completado pelos alunos, que foi deixado no lote das engenheiras da quinta, com grande entusiasmo!

Esta visita de estudo foi uma tarde diferente que contribuiu para um maior contacto com a natureza e com todos os produtos que a terra nos pode oferecer, alargando assim os conhecimentos dos alunos e incentivar as crianças ao gosto pela natureza e pela maneira como esta pode contribuir também para a nossa subsistência e bem-estar.

No âmbito do estudo dos conceitos de museu e coleção, dos movimentos artísticos e da arte contemporânea na disciplina de Educação Visual, os alunos das turmas A e B do 9.º Ano da EB Faria de Vasconcelos recriaram obras de 12 pintores famosos, aplicando várias técnicas e apostando na reutilização de materiais. Os alunos produziram igualmente as fichas técnicas das obras originais e das suas recriações e realizaram trabalhos de pesquisa orientada, tendo apresentado na aula o estudo das obras através da sua leitura descritiva e breves apontamentos sobre os seus autores.

As recriações de quadros de Edvard Munch, Joan Miró, Johannes Vermeer, Keith Haring, Leonardo da Vinci, Pablo Picasso, Paul Cézanne, Paul Klee, Puet Mondrian, René Magritte, Salvador Dalí e Vincent van Gogh estão expostas na sala onde os alunos têm a disciplina de Educação Visual.

Este foi o 5º Projeto realizado este ano letivo intitulado CULTUR’ARTE.

A Professora de EV: Gabriela Valente

No dia 13 de março, os alunos do 5ºA da Escola Faria de Vasconcelos  partilharam as suas leituras com alunos do 1º ciclo.

Na disciplina de Português, os alunos de 5º ano têm um Projeto Individual de Leitura (PIL) e têm de apresentar, oralmente, um livro, por período. Aprenderam a preparar as suas apresentações com suporte em powerpoint; cada um criou e apresentou a sua na aula (ao longo do segundo período) e, no final, a turma escolheu algumas para a atividade “Leituras Partilhadas”, que integrava o Plano de Atividades de Português, em articulação vertical com uma turma de 1º ano (cuja docente foi professora do 1º ao 4ºano dos meninos que agora estão no 5º) e uma turma de 2º ano e inserida na “Semana da Leitura”.

Assim, foram dadas a conhecer cinco histórias de vários tipos, que agradaram a quem as ouviu e que constituíram uma experiência emocionante e enriquecedora para quem as contou.

Clube de Jornalismo/ Comunicação-FV