netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

No âmbito das práticas do projeto europeu inGenious, todas as turmas de 9º ano da Escola Cidade de Castelo Branco, nas aulas de Geografia, realizaram um debate com o tema centrado na energia. Em cada turma formaram-se dois grupos: o primeiro, cujo cenário a defender era intitulado “Cada um por si”, consistia na ideia fundamental de que o crescimento económico é mais importante que a preservação ambiental; nesta perspetiva, cada país deve preocupar-se em assegurar o seu próprio abastecimento energético e as suas reservas de energia, não se preocupando para tal com as consequências ambientais provenientes do uso e exploração dos recursos não renováveis. O segundo cenário intitulado “Juntos somos mais fortes” baseava-se na cooperação entre os diferentes países no que respeita à utilização dos recursos energéticos e na aposta nas energias renováveis, tendo em conta, melhorar o mundo em termos ambientais.

Após o início do debate pelos moderadores, a discussão seguiu ininterruptamente, com uma explosão de ideias de cada um dos lados. O primeiro grupo argumentava que o problema da libertação de CO2 poderá ser resolvido com a tecnologia CAC (captura e armazenamento de carbono) não considerando os problemas ambientais urgentes. Os seus opositores afirmavam que era necessário intervir agora, pelo bem dos que cá estiverem daqui a 100 anos. 

O debate foi interessante. Foi uma experiência diferente, aprendemos a matéria mas pudemos dar as nossas opiniões e saber o que os outros pensam. 

Como neste momento, ainda só é possível chegar a Marte e, se alguém for, não tem maneira de regressar, é melhor preservarmos a Terra, pois não sabemos se alguma vez, no futuro, será possível chegar mais longe!

Ana Rita Afonso e Carolina Monteiro (9º B)