netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

As três turmas do 3º ano da Escola Cidade de Castelo Branco responderam ao desafio lançado pelo programa Eco-Escolas em parceria com a Compal, no sentido de elaborarem enfeites de Natal com embalagens Tetrapak.  

As professoras titulares de turma apresentaram o projeto aos seus alunos que o aceitaram prontamente. Os professores das AECs tiveram um papel muito importante na organização e execução das tarefas.

Os alunos recolheram e trouxeram de casa as embalagens tetrapak e através de uma “chuva de ideias” escolheram os trabalhos, as técnicas e os materiais a utilizar. Optaram por construir um presépio, flocos de neve e lanternas, motivos subordinados ao tema “A luz que ilumina o nosso lar”.

Desenharam, pintaram, recortaram, dobraram, colaram... e, no final, cada grupo/turma apresentou aos outros grupos o trabalho que executou.

Devido aos congestionamentos do COVID-19, os trabalhos foram individuais, embora, no seu conjunto, tenham resultado num trabalho coletivo que os alunos identificaram como “A rotunda da Europa da nossa cidade” por estabelecerem, de imediato, uma analogia com um espaço urbano de Castelo Branco que lhes é familiar.

Para além de estimular a criatividade dos alunos, pretendeu-se também chamar a atenção para a importância da reciclagem, reutilização e proteção do ambiente, reforçar a ligação escola-família e contribuir para um Natal mais sustentável.