netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

No passado dia 14 de novembro, na Biblioteca Escolar, a Engenheira Agrónoma Fernanda Delgado, professora na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, fez uma palestra sobre as plantas aromáticas desta região e os seus valores nutritivos e medicinais, a convite da Professora bibliotecária, em articulação com a disciplina de Ciências Naturais.

As turmas de 8º ano da Escola Cidade de Castelo Branco reuniram-se na biblioteca às 9:15h, sabendo o tema da palestra que iriam escutar. Quando os alunos chegaram, os professores deram-lhes panfletos com informações sobre algumas plantas aromáticas, acompanhadas das respetivas imagens.

A Engª. Fernanda Delgado começou por se apresentar e expor o assunto a desenvolver. Trouxe várias plantas aromáticas e medicinais (PAM) para mostrar e para os alunos cheirarem. Entre as plantas apresentadas encontrava-se o louro, o orégão, o tomilho, o alecrim, o poejo, a hortelã...

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de aprender algumas utilizações de várias plantas: perfumes, detergentes, pasta de dentes, massagem, pastilhas, etc. A Enga. Fernanda Delgado ensinou que, se alguém fosse ao campo colher ervas aromáticas espontâneas, devia ter cuidado, porque algumas plantas são venenosas podendo causar a morte se forem consumidas, e que se deveria deixar sempre um ou dois pés dessa planta para que, no ano seguinte, ela pudesse, de novo, crescer. Para terminar, a palestrante ensinou a fazer um viveiro para a salsa, a partir de uma garrafa de água de um litro e meio.

No final, agradeceu-se à Enga. Fernanda Delgado por ter ido à nossa biblioteca fazer aquela palestra, que tanto nos ensinou e motivou para o vasto e fascinante mundo da botânica.

André Nunes nº5 8ºD