netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

Os alunos da turma do 2.º A da Escola Cidade de Castelo Branco visitaram o Clube de Ciências que funciona todas as quartas-feiras nas tardes dedicadas aos Clubes desta escola. Foram recebidos de forma muito esclarecida e empenhada pelos responsáveis e alunos que integram este grupo de trabalho.

Os protagonistas deste clube prepararam-se a rigor para, sob orientação das professoras responsáveis, despertarem a curiosidade dos mais jovens e tornarem mais claros determinados aspetos que fazem parte do quotidiano das crianças e que a via experimental vem esclarecer. O contacto com o material de laboratório suscitou desde logo o interesse atual e futuro por esta área por parte dos alunos de 2.º ano.

As crianças viram nesta aula mais um contributo que veio ao encontro de conteúdos abordados no 2.º ano de escolaridade, ao mesmo tempo que os enriqueceu no domínio da identificação de sabores (ácido, amargo). Foi muito interessante verificar que há indicadores (como a água da couve roxa) que mudam a sua cor em presença de um produto ácido ou alcalino. Vinagre, leite ou água aromatizada foram alguns produtos utilizados e mostraram que a magia da mudança da cor significa conhecimento para a vida.