netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

 

 

Durante a semana de 17 a 21 de março, os alunos do 8.º ano da Escola Cidade de Castelo Branco participaram nas atividades de Espanhol inseridas na Semana do Livro e da Leitura. As turmas deslocaram-se à Biblioteca Escolar para poder assistir a sessões de cinema espanhol. Os filmes tinham uma característica comum: foram produzidos a partir de obras literárias.

Este tipo de atividades é muito importante para nós, alunos de espanhol, pois permitem-nos de uma forma diferente contactar com a língua, beneficiando as nossas capacidades de compreensão, mas também de expressão escrita e oral. Por exemplo, ensinam-nos algum vocabulário e expressões idiomáticas que desconhecíamos e que enriquecem a nossa capacidade de comunicação.

A minha turma, o 8.º B, assistiu ao filme La Lengua de las Mariposas, do cineasta José Luis Cuerda, que foi produzido a partir de três contos do livro “Qué me quieres, amor?”, do escritor galego Manuel Rivas: “Un saxo en la niebla“, “La Lengua de las mariposas”e “Carmiña”.

Este excelente filme retrata a relação entre professor e alunos, o medo da criança no seu primeiro dia de aulas, a relação do professor com a família e a relação de amizade e admiração do aluno pelo professor. As personagens principais são um menino de 7 anos, o pequeno Moncho, e o velho professor primário Don Gregório. No desenrolar do filme, podemos perceber o contexto histórico, social e político de 1936, ano em que se inicia a Guerra Civil Espanhola. Assim, este pesadelo começa a cair sobre a família de Moncho, que era partidária da política esquerdista. O medo das represálias leva a que toda a sua família fosse forçada a esquecer os seus princípios e os ensinamentos de liberdade que o mestre Don Gregório transmitiu ao pequeno Moncho.

Outras turmas da escola assistiram ao filme Las Trece Rosas Rojas do cineasta Emilio Martínez Lázaro, baseado no livro Las Trece Rosas Rojas, do escritor Carlos Fonseca. Trata-se de um drama que tem lugar na primeira fase do regime franquista, em que treze jovens mulheres que pertenciam às Juventudes Socialistas Unificadas são acusadas injustamente de terem participado num atentado contra Franco, acabando por ser fuziladas no cemitério de Almudena, el Madrid, no dia 5 de agosto de 1939.

David Miguel Esteves, 8.ºB