netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

No âmbito do Dia Mundial de Combate ao Bullying, celebrado a 20 de outubro, o J.I. e a EB1 de Malpica do Tejo desenvolveram algumas ações de sensibilização para o problema com que muitos jovens se deparam no seu dia a dia. O bullying refere-se a atos de violência física ou psicológica intencionais e repetitivos que são praticados por uma pessoa ou por um grupo de indivíduos contra alguém, originando dor e angústia nas vítimas.

As atividades promovidas, no âmbito escolar, passaram pela visualização de vídeos sobre o tema, debates com partilha de experiências, elaboração de um cartaz para selar o compromisso anti-bullying, exploração da temática com auxílio de Powerpoints e ilustração de situações de bullying que devem ser evitadas. Para o sucesso destas ações contámos com a colaboração dos técnicos do projeto “Nós com os outros”, da Associação Amato Lusitano e de alguns elementos da Guarda Nacional Republicana.

É importante consciencializar os alunos para esta forma de violência, física e/ou verbal e informá-los sobre os apoios disponíveis e as formas de prevenção, passando pelo incentivo à denúncia para que se consiga minimizar a violência escolar e transformar a escola num meio aprazível para todos.