netGIAE

 

 

Alunos da CCB prestam provas de leitura

Como vem sendo habitual, decorreu na Escola Cidade de Castelo Branco, no pretérito dia 15 de janeiro, o Concurso de Leitura Nacional e Interconcelhio com participação de 147 alunos, do 2.º e 3.º ciclos.

Os alunos responderam a um questionário referente às obras que previamente tinham sido selecionadas: “Rapaz de Bronze” de Sophia de Mello Breyner Andresen para o 5.º ano; “As Naus de verde pinho” de Manuel Alegre para o 6.º ano; “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” de Luís Sepúlveda para o 7.º ano; “O Tesouro” de Eça de Queirós para o 8.º ano e “O Mundo em que vivi” de Ilse Losa para o 9.º ano.

Foram apurados para a 2.ª fase deste concurso os seguintes alunos: Domingos Frazão do 5.º D e Rafaela Leitão do 5.º C (após desempate): Daniela Matos do 6.º C e Margarida Barata do 6.º C(após desempate); João Pedro Fernandes do 7.º B; André Martins do 8.º D e Ana Margarida Barbosa do 9.º A.

Ao longo do 2.º período realizar-se-á a fase final do 2.º ciclo, na Biblioteca Municipal de castelo Branco, e a fase distrital do 3.º ciclo, em local a designar.

A leitura é uma pedra basilar na construção e no desenvolvimento das capacidades e conhecimentos que ajuda na perceção do mundo e na capacidade de nos relacionarmos. Assim, a Biblioteca Escolar e os professores de Língua Portuguesa continuarão a incentivar os alunos a ler para atingirem esse desiderato.

Testemunho de um aluno participante:

Foi um concurso espetacular como todos os anos! Às vezes, antes da prova, sinto que corre ali uma onda de desespero, mas quando as professoras chegam é o alívio. Contudo, quando entramos dentro da sala, começam outra vez as borboletas dentro da barriga, todos a olharem uns para os outros: Quem será o vencedor? Será que estudei tudo? Sairá esta pergunta? Por fim, começamos! Ouvem-se os murmurinhos, mas lá acalmam todos muito pensativos no que vão fazer. Há sempre alguma coisa que nos escapa! Para os que se empenharam e não ganharam, digo-lhes que para ano há mais e eu estou cá para tentar outra vez. A vida é feita de tentativas… e eu estou lá para o ano. Desejo boa sorte aos alunos apurados, que representem bem a nossa escola no distrital e que ´´tenham sempre amor à LEITURA.´´

João Pereira, 7º D