netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

Os alunos do 4.º A da Escola Cidade de Castelo Branco receberam uma menção honrosa pela participação no concurso: “Os nossos avós eram cientistas” que decorreu, em período de confinamento, no ano transato. A Dr.ª Helena Tomás e a Dr.ª Margarida Afonso, docentes da Escola Superior de Educação, deslocaram-se à nossa escola para a entrega do prémio.

No ano letivo de 2019/2020, decorreu a iniciativa “Histórias e Memórias” em sala de aula, pois contou-se, antes da pandemia, com a presença de alguns avós na sala de aula para entrevistas verdadeiramente apaixonantes. Dado que a realidade natural fazia parte da infância de cada interveniente e, sendo o tema central: “A água”, foi altura de conversar sobre o orvalho e descobrir mais sobre esse fenómeno, realizar ensino experimental sobre a condensação da água, consultar bibliografia e escrever “Orvalho Mágico”, uma história interessante que inclui personagens “inglesas” e foi patente a concurso.

E porque o orvalho merece o seu destaque, ser conhecido e reconhecido nas noites e nas manhãs das estações mais frias, foi-lhe atribuído poder num conto em que a aventura predomina.

A ação de dois detetives que se movem num cenário que abraça o nosso passado local abre a cortina da ciência nas explicações apresentadas e nos ensinamentos que presta à faixa etária mais jovem. Uma história divertida que liga ciência e ficção, na qual se apresenta dois amigos detetives ingleses, proporcionando uma vertente interdisciplinar para os alunos que iniciavam a língua inglesa nesse ano letivo.

Parabéns aos participantes e um agradecimento especial às mentoras do projeto.

Cristina Lopes