Cantar as Janeiras é uma traição em Portugal que consiste
 no cantar de músicas pelas ruas por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus, desejando um feliz ano novo. Esses grupos vão de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das Festas Natalícias. Hoje em dia, essas "sobras" traduzem-se muitas vezes em dinheiro.

Ocorrem em janeiro, começando no dia 1 e estendendo-se até dia 6, Dia de Reis. Hoje em dia, muitos grupos prolongam o Cantar de Janeiras durante todo o mês.

A tradição geral e mais acentuada, é que grupos de amigos ou vizinhos se juntem, com ou sem instrumentos musicais. Depois do grupo feito vão cantar de porta em porta pela vizinhança. Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela, hoje costume dar-se chocolates e dinheiro, embora não seja essa a tradição).No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam. As músicas utilizadas, são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada localidade.

Foi neste espírito que os alunos e professores do 2º ano de escolaridade deste Agrupamento de escolas se deslocou à Câmara Municipal, à Junta de Freguesia e à escola Sede do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares. Assim, reviveram esta tradição entoando duas canções e felizes desejarem aos trabalhadores daquelas instituições um próspero ano novo.

janeiras 01 janeiras 02