Nos dias 29 e 30 de abril, o Sr. José Esteves, voluntário e colaborador da ONG (Organização Não Governamental) The Big Hand, fez várias palestras nas escolas de Castelo Branco.

The Big Hand é uma organização que promove o bem-estar das crianças que vivem em condições desfavoráveis, garantindo o seu acesso à educação, cuidados de saúde e nutrição, a água e saneamento básico. Através de um modelo centrado na criança, constrói escolas, investe em equipamentos, na formação de professores e desenvolve, em parceria com os agentes locais, programas inclusivos que visam preparar as crianças para os desafios da vida, em estreita ligação com a comunidade onde vivem.

Uma das várias campanhas que têm estado a ser desenvolvidas é a campanha “1 lápis por uma escola” (que ajudará a construir a escola da aldeia de Matsinho em Moçambique).

Na Escola Básica Faria de Vasconcelos, no dia 30 de abril, em articulação com o Projeto Escola de Valores e sob coordenação da professora de Educação Moral e Religiosa Católica, o trabalho do Sr. José Esteves e dos outros voluntários foi apresentado aos alunos, que ficaram sensibilizados com a falta de condições de muitas escolas de Moçambique e com a vontade que aqueles meninos mostram em aprender. No final, foram muitos os alunos que quiseram dar o seu contributo, recebendo alguns lápis, que procurarão distribuir junto de familiares e amigos. Cada lápis vale 1€. O valor que vier a ser angariado reverterá totalmente a favor da causa referida.

Para mais informações sobre esta e outras campanhas: http://www.thebighand.org/