A exposição "A Física no dia-a-dia" é uma iniciativa baseada no livro com o mesmo nome, de Rómulo de Carvalho, sendo dinamizada pelo Ministério da Educação e Ciência e pelo programa "O Mundo na Escola".
Apresentada inicialmente no Pavilhão do Conhecimento, entre novembro de 2011 e setembro de 2012, a mostra foi agora adaptada sob a forma de exposição itinerante, pelos físicos Pedro Brogueira e Filipe Mendes, professores do Instituto Superior Técnico, para uma versão mais leve, com o objetivo de ensinar os alunos a saber o porquê da física que nos rodeia, dentro dos princípios da obra que Rómulo de Carvalho deixou.

Mantendo o design e o conceito expositivo original, a exposição está organizada seguindo a lógica das várias divisões de uma casa – quarto, sala, escritório, cozinha e jardim – utilizando objetos do quotidiano para explicar princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. As atividades oferecidas utilizam materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha.
O carácter itinerante possibilita a visita à exposição do maior número de alunos possível, cobrindo grande parte do país e incidindo especialmente nas regiões com menor oferta científica. A permanência da exposição no Agrupamento Nuno Álvares - Escola Faria de Vasconcelos, será de 2 semanas, de 27 de novembro a 11 de dezembro, com sessão de abertura agendada para o primeiro dia pelas 14:30H. A cerimónia de abertura contará com a presença, de entre outros, da Diretora do Programa "O Mundo na Escola" e do Presidente do Agrupamento Nuno Álvares.