Na Biblioteca Egas Moniz da Escola Secundária Nuno Álvares, dia 17 de Março, aconteceu mais um momento educativo da História da nossa região, “Dois olhares, Castelo Branco – 250 anos de História”, uma palestra proferida por José Teodoro Prata e Carlos Matos, sendo a promotora do evento a biblioteca da Escola Cidade de Castelo Branco, no âmbito da Semana da Leitura.

Dois olhares conjugou duas formas diferentes de observar alguns acontecimentos históricos: a forma de ver e analisar do historiador e a forma de ver do designer e do fotógrafo. José Teodoro e Carlos Matos são ambos professores deste Agrupamento e autores de diversas obras de monografia local. O professor Teodoro tem desenvolvido, ao longo dos anos, uma intensa e notável atividade ao nível da pesquisa histórica, que permite conhecer e divulgar o passado da região de Castelo Branco. O professor Carlos Matos tem apresentado, igualmente, trabalhos preciosos que documentam o devir histórico das terras albicastrenses.

Na palestra, a partir da obra O Concelho de S. Vicente da Beira nos finais do Antigo Regime,  abordaram-se questões do quotidiano, de economia demográfica das regiões envolventes do concelho de Castelo Branco, desde o início de séc. XVIII até ao princípio da República, bem como alguns aspetos relacionados com as invasões francesas. Pelas imagens pudemos compreender a evolução urbanística e crescimento de Castelo Branco. As imagens também nos revelaram aspetos relacionados com a passagem (e com o traje) dos soldados franceses e ingleses na sua trajetória por este concelho.

Foi, de facto, uma palestra em que as “histórias” da História a todos cativaram e enriqueceram, pelo seu conteúdo histórico, sociológico e cultural e que permitiu compreender que só podemos valorizar o presente quando conhecemos o passado, o nosso passado individual e social.