Outubro foi o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, sendo assinalado, em todo o mundo, com iniciativas diversificadas de promoção do livro, da leitura e da biblioteca. Em Portugal, a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) propôs que se concentrassem as atividades no dia 28 de outubro.

Assim, a equipa da Biblioteca Escolar facultou textos de autores como Valter Hugo Mãe, Alice Vieira,  António Torrado, Luísa Dacosta, José Jorge Letria …, relacionados com a importância dos livros, da leitura e da biblioteca e sugeriu que, à volta desses textos, se proporcionasse um momento de leitura em todas as salas de aula, para que os alunos tivessem oportunidade de conversar e escrever sobre a biblioteca enquanto porta aberta para a vida. Os professores de Português e do 1º ciclo dinamizaram a atividade de leitura, com todas as turmas da escola, selecionando as modalidades de abordagem que melhor se adequassem ao seu público e promovendo um debate aberto e construtivo. Os alunos escreveram, ainda, um pequeno texto, dando a sua opinião sobre o valor dos livros e da biblioteca.

Esta atividade de promoção da leitura, do livro e da biblioteca foi transversal a todos os estabelecimentos envolvidos dos concelhos de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão.

Aqui ficam alguns depoimentos dos alunos, que aderiram entusiasticamente à partilha da sua opinião sobre a biblioteca:

- As bibliotecas são como aeroportos. São lugares de partida onde os leitores se transformam em passageiros de primeira classe. Os livros são lugares imaginários. São os ingredientes que compõem os homens e as mulheres do futuro!
- Um livro vale tanto como uma pessoa, pois quando abro um livro entro num mundo em que aprendo a viver melhor. A leitura ajuda-nos em tudo o que fazemos. Com leitura a vida torna-se mais fácil. Um livro é um amigo que, apesar de não falar, quando o abrimos ficamos com mais alegria. A biblioteca é um local onde podemos fazer isto tudo.
- Eu acho que os livros nos ajudam a treinar a leitura e a sonhar, cada livro traz-nos um sonho diferente. A biblioteca escolar é um sítio fantástico onde podemos ler, requisitar livros e muitas mais atividades.
- A importância dos livros é que nos fazem acreditar e sonhar, como o conto que eu ouvi. Se não tivéssemos uma biblioteca escolar não poderíamos sonhar, nem acreditar, nem ter esperança. Sem isso o que seria de nós?
- A biblioteca escolar é importante porque contém diversos livros que são importantes para o nosso desenvolvimento na leitura e na escrita e também para a nossa cultura.
- O livro, a leitura e a biblioteca escolar são importantes porque com eles o mundo da magia e da aventura fazem-me sentir vivo.
- Os livros dão-nos informações necessárias, a leitura leva-nos a outro estilo de vida, e a biblioteca dá-nos o passaporte para esse mundo.  
- Os livros para mim são importantes porque gosto de ler, gosto de livros com muitas histórias duma só vez. A leitura para mim é importante porque dá-me aprendizagens. A biblioteca escolar é importante para mim porque tem muitos livros, jogos, filmes, revistas e permite fazer pesquisas.
- A biblioteca escolar é um local onde se estuda e lê, mas também se convive. Esta biblioteca é muito importante nesta escola porque lá nós trabalhamos, mas também sonhamos.