Os alunos de Espanhol da Escola Cidade de Castelo Branco que no presente ano letivo e no transato desenvolveram com êxito projetos no âmbito dos Prémios Pilar Moreno, promovidos pela Embaixada de Espanha, deslocaram-se ao País Basco nos dias 1, 2 e 3 de junho para uma visita de estudo às cidades de San Sebastián, Bilbau e Vitória.

Dois dos projetos apresentados a concurso foram premiados em 2021/2022, mas a Escola Cidade de Castelo Branco conta já com 5 prémios nacionais atribuídos pela Embaixada espanhola nos últimos anos.

Jorge Garcia, professor que coordenou estes projetos, esclarece que «para celebrar estes prémios e os bons resultados dos nossos alunos, o agrupamento preparou uma visita de estudo ao norte de Espanha, concretamente ao País Basco, para conhecer uma das 17 comunidades autónomas do país vizinho em que a riqueza e a diversidade linguística, cultural e geográfica mais se evidenciam».

Esta visita de estudo começou ainda em Castilla y León, com uma visita à Catedral de Burgos, e prosseguiu pelas principais cidades bascas, com destaque para as visitas ao “Museo Marítimo Basco”, “Aquarium - Palacio del Mar”, “Bahía de La Concha”, Guggenheim Bilbao, Catedral e zona histórica de Vitória - Gasteiz.

Nas palavras do aluno Leonardo Bento, esta foi «uma visita extremamente interessante, não só do ponto de vista turístico, mas também cultural e linguístico, por permitir aos alunos interagir com um povo, uma cultura e uma língua totalmente diferentes do resto de Espanha». Já a aluna Mariana Amaro preferiu destacar o papel deste tipo de atividades, «não só para motivar os alunos para as aprendizagens, num clima mais apelativo e descontraído, mas também para aplicar conhecimentos  e consolidar conteúdos».