netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

A Escola Cidade de Castelo Branco, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, tem exposta uma Tabela Periódica, com cerca de 9,5 metros quadrados, elaborada como se se tratasse de uma manta de retalhos de trapos.

 A Tabela Periódica foi exposta no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, uma resolução das Nações Unidas e da UNESCO para celebrar a criação de uma das ferramentas mais importantes na história da ciência.

 A Tabela Periódica tem o comprimento de 3,45 metros e 2,75 metros de altura, tendo sido numa primeira fase elaborada pelos alunos e de ciências físico-química de 2009, e este ano restaurada e atualizada pelos estudantes e professoras do Clube de Ciências.

Na sua produção cada um dos alunos produziu um elemento, de acordo com a sua criatividade, tendo as professoras responsáveis pelo Clube, Florinda Baptista e Teresa Condeixa, cosido todos os elementos entre si, aplicando-os depois numa peça única de tecido, formando assim como que uma manta de retalhos.

A iniciativa envolveu ainda as mães de alguns alunos que quiseram dar o seu contributo.

Recorde-se que a primeira Tabela Periódica foi criada há 150 anos pelo cientista russo, Dmitry Mendeleev, sendo um dos instrumentos mais importantes para o estudo da Química.

Para as docentes Florinda Baptista e Teresa Condeixa, “esta Tabela Periódica é uma manta de retalhos e afetos que pretende homenagear o passado da escola, nos seus já longos 25 anos de existência, e os seus antigos alunos, mas celebrando o presente ao envolver os alunos de agora.