As turmas de 9º Ano da Escola Cidade de Castelo Branco desenvolveram um trabalho de campo no âmbito da disciplina de Geografia que consistiu na recolha de dados para a elaboração da planta funcional da área central de Castelo Branco. Todas as turmas do 9º ano foram divididas em grupos de trabalho, correspondendo a cada um, uma área da cidade, em particular. E, assim, acompanhados pelas professoras de Geografia, com uma planta na mão, uma lista de códigos de atividades, uma bússola e um GPS, cada grupo seguiu por um percurso através do qual, lhe era permitido observar o tipo de funções existentes e a sua distribuição espacial.

Através de uma observação direta, os alunos iam fazendo o levantamento do uso do solo urbano, ao nível do rés-do-chão e registando o respetivo código na planta que lhes tinha sido entregue. Puderam assim, observar in loco, a distribuição espacial das funções comercial, dos serviços, residencial, entre outras.

Numa fase mais avançada, as plantas serão preenchidas com diferentes cores conforme a função existente em cada “lote”.

Foi um trabalho muito importante em termos de compreensão e aplicação à nossa cidade dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Geografia.

Carolina Lopes e Inês Beato (9º B)