No dia 25 de março, a escritora Sara Brandão esteve nas escolas Nossa Senhora da Piedade e Faria de Vasconcelos para dinamizar um encontro de autor a partir da sua obra publicada.
Esta jovem escritora, nascida no Porto em 1997, tem já uma extensa obra bibliográfica publicada, dirigida a crianças jovens e adultos.
Numa atividade dirigida a alunos do 1ºCEB, foram realizadas, ao longo do dia, quatro sessões envolvendo todos os alunos dessas escolas (319 alunos), onde a autora analisou e comentou as seguintes obras:
“O Desborda- ora bolas” - um desdobrável interativo que estimula a imaginação e criatividade a partir da pintura;
“CriÁrvore” – um trabalho que cruza os desafios da criação artística com o passar das estações do ano. Uma obra literária onde a poesia desfruta de múltiplos cenários da imaginação - obra recomendada no Plano Nacional de Leitura;
“A geração dos bancos de madeira” – narrado na primeira pessoa, e que conta a história de uma menina de doze anos que escreve uma composição para a escola dedicada aos avós, figuras presentes no crescimento da autora.
Estas abordagens das obras da autora colheram um enorme interesse por todos os alunos presentes ao longo das diversas sessões, dedicando ainda algum tempo a respostas de questões colocadas pelos alunos.
No final das sessões, Sara Brandão autografou, com dedicatórias, as obras que os alunos previamente adquiriram à escritora Sara Brandão.