netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

TEIP - TERRITÓRIOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA

 

 

 

 

Na manhã do dia 28 de março, os alunos de 1.º e 2.º ciclos da Escola Cidade de Castelo Branco do Agrupamento Nuno Álvares, num total de 19 turmas e 461 alunos, juntaram-se nas “Docas” para assinalar a iniciativa internacional “Tambours pour la Paix”, apoiada pela UNESCO.

Centrada no Clube de Percussão da escola, a iniciativa foi desenvolvida pelos docentes de 1.º e 2.º ciclos, envolvendo a Educação Artística, Educação Musical, Educação Visual e Tecnológica, Cidadania e a disciplina de Português.

Aproveitando o facto de este ano se celebrar o 80.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, a associação Pôle Créatif Liégeois, da Bélgica, convidou as escolas europeias a juntar-se a esta iniciativa, apoiada pela UNESCO. A Escola Cidade de Castelo Branco e o Agrupamento Nuno Álvares responderam ao repto.

A pomba que cada um dos 461 alunos levou para afixar no painel colocado nas “Docas” simboliza a esperança num mundo de harmonia, de paz e de fraternidade, alertando a sociedade para o flagelo da guerra que tanta destruição traz, comprometendo as gerações futuras.

As atuações musicais foram conduzidas pelo Clube de Percussão, com especial destaque para a melodia de Edward Elgar, Marcha N.º 1 em D Maior, Pompa e Circunstância (Land of Hope and Glory).

Ver vídeo da atividade