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O Clube de Ciência Viva na Escola “Há Ciência na Cidade” participou, com os professores Florinda Carrega e José Domingos,  no 1º Encontro Regional de Clubes de Ciência na Escola que se realizou no dia 4 de dezembro no Centro de Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova.

A iniciativa teve como objetivo a partilha de  experiências, ideias e projetos, fortalecendo as redes de colaboração entre clubes e promovendo a ciência como pilar fundamental na educação, contribuindo significativamente para fortalecer a comunidade dos Clubes Ciência Viva, inspirando novos caminhos e colaborações.

Neste encontro promoveu-se, através da ciência, a valorização pessoal e integração social de pessoas com deficiência, estimulando o desenvolvimento das suas capacidades funcionais e psíquicas, tanto pela produção de plantas aromáticas, como de outras atividades lúdico-terapêuticas.

O investigador Jael Palhas explicou que as plantas invasoras representam uma ameaça significativa à biodiversidade, competindo com espécies autóctones, plantas agrícolas e com a nossa floresta, alterando ecossistemas. Para os professores, é fundamental abordar este tema em sala de aula, promovendo a consciencialização sobre os impactos ambientais e a importância da preservação da biodiversidade. Com isto, é possível inspirar futuras gerações a adotarem práticas de conservação e proteção do meio ambiente

Albano Soares e Renata Santos, do Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal , proferiram uma palestra onde deram a conhecer a grande diversidade de insetos polinizadores, das mais de 700 espécies de abelhas que existem em Portugal, às moscas-das-flores, borboletas, escaravelhos, vespas e tantos outros insetos, assim como a importância da polinização na manutenção dos ecossistemas naturais e na produção alimentar.

Finalmente, Jael Palhas explicou que os charcos são importantes recursos educativos que permitem a realização de atividades de investigação e a sensibilização cidadã para a preservação da biodiversidade. Nesta palestra, pretendeu-se mobilizar a comunidade escolar para a sua importância, preservação e exploração pedagógica.

CCVnE- Há Ciência na Cidade