netGIAE

Provas Finais, Exames Nacionais

Cursos Profissionais

 

 

 

Como é já tradição no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, este ano voltou a decorrer o projeto intitulado “9.º Ano e Agora”. Este integra um pequeno estágio pedagógico proporcionado aos alunos do 9.º ano, com o intuito de lhes oferecer uma experiência educativa numa empresa ou instituição local, com a duração de um dia.

Num primeiro momento, os alunos indicaram as suas preferências relativamente à área de estudos e à profissão que gostariam de experimentar e, a partir destas informações, a Coordenação de Diretores de Turma, os Diretores de Turma e as Psicólogas do Agrupamento procuraram distribuir os candidatos pelas entidades parceiras que se disponibilizaram para acolher os alunos.

Esta experiência decorreu durante a interrupção letiva da Páscoa e revelou-se de extrema importância para todos os alunos participantes, pois foi mais um contributo decisivo para que todos façam as escolhas mais acertadas e sejam cidadãos ativos na nossa sociedade.

Além desta experiência, estão a decorrer sessões de orientação vocacional, dinamizadas pelos psicólogos do agrupamento, de modo a auxiliar os alunos nas suas opções relativamente ao passo seguinte da sua formação académica, neste caso, o ensino secundário.

 

Carolina Garcia 9º A (CCB)

Testemunhos:

“Gostei da experiência. Superou as minhas expectativas. Foi útil para ter uma ideia do que será o meu futuro.” –  Gabriel Amaro, 9ºB-FV - foi para a PSP.

“Esta experiência despertou ainda mais interesse por estas áreas. Esclareceu dúvidas que tínhamos sobre as profissões e revelou lados que desconhecíamos das mesmas. Deste modo, aconselhamos a todos os alunos a participar nesta atividade.” - Leonor Nunes (magistratura – foi para um gabinete de advocacia) e Leonor Salgueiro (comunicação – foi para a  RTP), 9ºB NA.

“Valeu a pena ter ido porque tive a certeza que é isto que quero para o meu futuro.” – Bruna Silva , 9ºB-FV – foi para o Jardim de Infância

“Gostei muito da experiência que tive, das atividades que realizei ao longo do dia, mas a que mais gostei foi a de ter a possibilidade de estar a ajudar os profissionais no atendimento. Acho que foi uma experiência enriquecedora para uma possível escolha futura académica.” - David Domingos, 9ºA-CCB - foi para a farmácia Salavessa

“O estágio superou as minhas expectativas e foi útil para perceber o que quero para o meu futuro.” – Tiago Pinto, 9ºB-FV – foi para o restaurante Aquário.

“Este estágio foi muito útil para ter a certeza do que quero para o meu futuro. Não estava à espera que fosse tão produtivo e, por isso, superou as minhas expectativas. Levo esta experiência para a vida!” – Matilde Robalo, 9ºA-FV  – foi para um gabinete de advocacia.

“Gostei do estágio. Antes de ir achei que iria ser aborrecido, mas depois achei muito interessante e recomendo.” – Daniel Antunes, 9ºA-FV – foi para a Geopixel e EST.

“Gostei desta experiência. O estágio foi importante para decidir que área quero escolher e para perceber que a minha primeira opção talvez não seja a melhor para mim.” – Mafalda Gonçalves. 9ºA-FV – foi para a Contamiga.

“Na minha opinião, a experiência que tive na RTP de Castelo Branco, no âmbito da atividade “9º ano, e agora?!”, foi bastante benéfica e enriquecedora. Gostei bastante desta atividade e espero que tenha continuidade durante os próximos anos, para mais alunos poderem ter esta fantástica experiência.” - Laura Santos, 9ºA-CCB.

"As sessões de orientação vocacional ajudaram-nos a refletir e a pensar mais sobre os nossos sonhos. Agradecemos a vossa ajuda neste caminho e por nos orientarem na concretização dos nossos sonhos e objetivos para o futuro."- alunos do 9ºB - FV